Os Centros de Tratamento e Disposição de Resíduos Sólidos (CTDR), também conhecidos como aterros sanitários, desempenham um papel crucial na preservação ambiental ao gerenciar e reduzir o impacto negativo dos resíduos sólidos no meio ambiente, ele também é educativo já que esses centros tem a capacidade de impactar positivamente o cidadão quando este percebe o quanto ele protege o meio ambiente. Ao reduzir a poluição, recuperar recursos, gerar energia, proteger a saúde pública e preservar habitats, os CTDR contribuem significativamente para a sustentabilidade ambiental. Além de seus benefícios ambientais, os CTDR também têm uma função social importante, pois, eles geram empregos, educam a sociedade sobre práticas de gestão de resíduos responsáveis, promovem a inclusão social por meio de programas comunitários de reciclagem e compostagem e melhoram a qualidade de vida ao reduzir a poluição melhorando a saúde pública. Esta pesquisa visa avaliar o conhecimento e as percepções dos alunos do 1º ano do Ensino Médio das escolas estaduais do Município de Guarabira, Paraíba, uma vez que esses alunos, no que tange ao conhecimento ambiental, devem compreender a importância de proteger o meio ambiente para o bem estar do ser humano e aprender sobre o CTDR instalado na cidade. Ao explorar a compreensão dos alunos sobre a necessidade da preservação ambiental, seus conhecimentos sobre o CTDR e sua percepção da ligação entre os dois podemos fornecer insights sobre como melhorar as práticas de gestão de resíduos e promover a conscientização ambiental entre os jovens. A pesquisa utilizará uma abordagem quantitativa, aplicando questionários a 200 alunos selecionados aleatoriamente. Os resultados fornecerão dados valiosos para informar estratégias educacionais e políticas públicas voltadas para a promoção da sustentabilidade ambiental e o fortalecimento do papel dos CTDR na preservação do meio ambiente na região do agreste paraibano.