AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE NATAL/RN.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111280 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3384 "inscrito_id" => 11788 "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE NATAL/RN." "resumo" => "Este artigo é parte de uma Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em andamento. O estudo surgiu diante do quadro de novos desafios que viveu e vive a educação do nosso país, agravada pelo cenário da pandemia do Covid-19, havendo a suspensão das atividades presenciais e despertando a necessidade de repensar as práticas pedagógicas, com a inserção das tecnologias digitais em seus contextos, implicando na reelaboração de conceitos e ressignificação da prática nos contextos de aprendizagem em que as crianças estão inseridas. Assim, define-se como objetivo geral investigar como as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) estão sendo contempladas/evidenciadas no currículo e na prática pedagógica de professores do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Antônia Fernanda Jalles, da Rede Municipal de Ensino de Natal/RN. Na metodologia, utiliza-se um estudo de caso pelos princípios da abordagem Qualitativa da, adotando-se como procedimentos metodológicos os seguintes instrumentos: questionário; entrevista semiestruturada; observação participante; e análise documental. Os sujeitos são 04 professores e 02 coordenadoras pedagógicas do sobredito CMEI. Os dados recolhidos são analisados à luz da Análise de Conteúdo.Como resultados preliminares,constata-se que o uso das tecnologias digitais na Educação Infantil ainda se apresenta como um espaço a ser explorado nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores, de forma intencional e planejada, ainda que elas estejam inseridas no currículo dessa etapa de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11788_TB3384_08042024222215.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NADJA SABRINA SILVA GOMES LOPES DUARTE" "autor_nome_curto" => "Nadja Sabrina S" "autor_email" => "nadjasabrinas@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111280 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3384 "inscrito_id" => 11788 "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE NATAL/RN." "resumo" => "Este artigo é parte de uma Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em andamento. O estudo surgiu diante do quadro de novos desafios que viveu e vive a educação do nosso país, agravada pelo cenário da pandemia do Covid-19, havendo a suspensão das atividades presenciais e despertando a necessidade de repensar as práticas pedagógicas, com a inserção das tecnologias digitais em seus contextos, implicando na reelaboração de conceitos e ressignificação da prática nos contextos de aprendizagem em que as crianças estão inseridas. Assim, define-se como objetivo geral investigar como as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) estão sendo contempladas/evidenciadas no currículo e na prática pedagógica de professores do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Antônia Fernanda Jalles, da Rede Municipal de Ensino de Natal/RN. Na metodologia, utiliza-se um estudo de caso pelos princípios da abordagem Qualitativa da, adotando-se como procedimentos metodológicos os seguintes instrumentos: questionário; entrevista semiestruturada; observação participante; e análise documental. Os sujeitos são 04 professores e 02 coordenadoras pedagógicas do sobredito CMEI. Os dados recolhidos são analisados à luz da Análise de Conteúdo.Como resultados preliminares,constata-se que o uso das tecnologias digitais na Educação Infantil ainda se apresenta como um espaço a ser explorado nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores, de forma intencional e planejada, ainda que elas estejam inseridas no currículo dessa etapa de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11788_TB3384_08042024222215.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NADJA SABRINA SILVA GOMES LOPES DUARTE" "autor_nome_curto" => "Nadja Sabrina S" "autor_email" => "nadjasabrinas@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }