O presente trabalho tem por objetivo principal discutir os significados que duas professoras atribuem à sua formação docente e as práticas pedagógicas vivenciadas por elas. A realização do trabalho se inseriu nas discussões realizadas no Componente Curricular de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), referente aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no curso de graduação de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Durante o percurso do componente curricular em questão, os/as discentes tiveram a oportunidade de realizar estudos de textos, pertinentes às seguintes temáticas: planejamento escolar, docência, práticas pedagógicas, dentre outros. Utilizamos como metodologia para a construção da pesquisa a realização de entrevistas semiestruturadas com duas professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental I, em uma escola na zona Sul da Rede Municipal da Cidade de Recife - PE. Os resultados obtidos a partir dos elementos presentes nos discursos das professoras nos trazem elementos para entender melhor sobre a visão acerca do que é ser professora, e de como se constrói o fazer docente no dia a dia na escola. A análise dos dados esteve subsidiada por alguns teóricos importantes para a temática, tais como: Lima (2012), Santana e Silva (2015), Orso (2015), e Castro e Silva (2012).