Em Freire aprende-se que nenhuma formação para a prática docente acontece com ruptura das competências humanas básicas, o exercício da cidadania, o uso da curiosidade epistemológica, da crítica, sem o reconhecimento do valor das emoções, a amorosidade, e do encontro com o outro. O objetivo desse trabalho foi relatar a experiência vivenciada na Educação Permanente a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do modelo pedagógico de Paulo Freire para a formação na saúde. Trata-se de um Relato se Experiência sobre um passo a passo de uma oficina de acolhimento a população Lésbica, Gay, Bissexual, Transexual, Queer, Intersexo, Assexual, Pansexual, Não-binário e +, que foi conduzida em todos os Centros de Saúde da Família da sede do Município de Sobral, e do distrito. As oficinas foram intermediadas com uma metodologia própria, do referencial metodológico de Paulo Freire, o Círculo de Cultura (CC), como referencial de condução desses espaços de Educação Permanente na Atenção Primária à Saúde. Dentre as práticas vividas nas experiências comunitárias que atravessam o programa, tem-se um modelo pedagógico referenciado e validado para desenvolver perspectivas de cuidado na saúde, Os relatos das duas oficinas foras descrita com êxito pela fruição essencial nos territórios, partilhado por pessoas que viveram a oficina e tiveram implicações importantes para ressignificação de suas práticas e assunção de novas posturas para o trabalho. A partir do CC pôde-se narrar possíveis pressupostos basilares e fundamentais para a formação do profissional que se qualifica para o exercício da assistência e da docência desse campo. Desse modo, considera-se que deve ser estimulada a análise dos processos formativos, de ensino-aprendizagem, nas práticas pedagógicas e avaliativas, com a inclusão de formas de ensinar e avaliar de modo participativo.