O CÍRCULO DE CULTURA E A FORMAÇÃO NA SAÚDE: ABRE ALAS PARA A RESIDÊNCIA COMO UMA POLÍTICA INTERVENTIVA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110972 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2956 "inscrito_id" => 11402 "titulo" => "O CÍRCULO DE CULTURA E A FORMAÇÃO NA SAÚDE: ABRE ALAS PARA A RESIDÊNCIA COMO UMA POLÍTICA INTERVENTIVA" "resumo" => "Em Freire aprende-se que nenhuma formação para a prática docente acontece com ruptura das competências humanas básicas, o exercício da cidadania, o uso da curiosidade epistemológica, da crítica, sem o reconhecimento do valor das emoções, a amorosidade, e do encontro com o outro. O objetivo desse trabalho foi relatar a experiência vivenciada na Educação Permanente a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do modelo pedagógico de Paulo Freire para a formação na saúde. Trata-se de um Relato se Experiência sobre um passo a passo de uma oficina de acolhimento a população Lésbica, Gay, Bissexual, Transexual, Queer, Intersexo, Assexual, Pansexual, Não-binário e +, que foi conduzida em todos os Centros de Saúde da Família da sede do Município de Sobral, e do distrito. As oficinas foram intermediadas com uma metodologia própria, do referencial metodológico de Paulo Freire, o Círculo de Cultura (CC), como referencial de condução desses espaços de Educação Permanente na Atenção Primária à Saúde. Dentre as práticas vividas nas experiências comunitárias que atravessam o programa, tem-se um modelo pedagógico referenciado e validado para desenvolver perspectivas de cuidado na saúde, Os relatos das duas oficinas foras descrita com êxito pela fruição essencial nos territórios, partilhado por pessoas que viveram a oficina e tiveram implicações importantes para ressignificação de suas práticas e assunção de novas posturas para o trabalho. A partir do CC pôde-se narrar possíveis pressupostos basilares e fundamentais para a formação do profissional que se qualifica para o exercício da assistência e da docência desse campo. Desse modo, considera-se que deve ser estimulada a análise dos processos formativos, de ensino-aprendizagem, nas práticas pedagógicas e avaliativas, com a inclusão de formas de ensinar e avaliar de modo participativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11402_TB2956_08042024191312.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEÍRES ALVES DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "NEÍRES" "autor_email" => "neiresalves@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110972 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2956 "inscrito_id" => 11402 "titulo" => "O CÍRCULO DE CULTURA E A FORMAÇÃO NA SAÚDE: ABRE ALAS PARA A RESIDÊNCIA COMO UMA POLÍTICA INTERVENTIVA" "resumo" => "Em Freire aprende-se que nenhuma formação para a prática docente acontece com ruptura das competências humanas básicas, o exercício da cidadania, o uso da curiosidade epistemológica, da crítica, sem o reconhecimento do valor das emoções, a amorosidade, e do encontro com o outro. O objetivo desse trabalho foi relatar a experiência vivenciada na Educação Permanente a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do modelo pedagógico de Paulo Freire para a formação na saúde. Trata-se de um Relato se Experiência sobre um passo a passo de uma oficina de acolhimento a população Lésbica, Gay, Bissexual, Transexual, Queer, Intersexo, Assexual, Pansexual, Não-binário e +, que foi conduzida em todos os Centros de Saúde da Família da sede do Município de Sobral, e do distrito. As oficinas foram intermediadas com uma metodologia própria, do referencial metodológico de Paulo Freire, o Círculo de Cultura (CC), como referencial de condução desses espaços de Educação Permanente na Atenção Primária à Saúde. Dentre as práticas vividas nas experiências comunitárias que atravessam o programa, tem-se um modelo pedagógico referenciado e validado para desenvolver perspectivas de cuidado na saúde, Os relatos das duas oficinas foras descrita com êxito pela fruição essencial nos territórios, partilhado por pessoas que viveram a oficina e tiveram implicações importantes para ressignificação de suas práticas e assunção de novas posturas para o trabalho. A partir do CC pôde-se narrar possíveis pressupostos basilares e fundamentais para a formação do profissional que se qualifica para o exercício da assistência e da docência desse campo. Desse modo, considera-se que deve ser estimulada a análise dos processos formativos, de ensino-aprendizagem, nas práticas pedagógicas e avaliativas, com a inclusão de formas de ensinar e avaliar de modo participativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11402_TB2956_08042024191312.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEÍRES ALVES DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "NEÍRES" "autor_email" => "neiresalves@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }