GIFS COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA AULAS DE FÍSICA: LEI DA INÉRCIA
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A aplicação da proposta didática ocorreu na Escola Estadual Jacumaúma (Arez/RN) com estudantes da 1ª série do Ensino Médio, onde foram citadas algumas plataformas e aplicativos utilizados no momento de análise e seleção de gifs, bem como na produção e compartilhamento de resultados, utilizando durante o processo as concepções espontâneas dos estudantes para alcançarmos uma aprendizagem significativa. O referencial teórico da proposta se encontra baseado nos princípios pedagógicos da aprendizagem significativa, que toma por referência os estudos de David Ausubel (1968) e Marco Moreira (2005), articulados com os conceitos de construção de um objeto de aprendizagem segundo estudos de Juliana Braga (2014). A expectativa é que o relato com a descrição para a produção de gifs, apresentado neste trabalho, possa incentivar professores de Física à integração de tecnologias digitais em suas aulas, além de reforçar as práticas pedagógicas ao observar que a proposta de atividade ao ser aplicada em sala resultou em maior engajamento entre os alunos na aula, desenvolvendo habilidades relacionadas ao uso das tecnologias digitais, assim como, estimulando os alunos a trabalharem com as suas concepções espontâneas e os conhecimentos prévios para alcançarem a formação de um conhecimento científico consistente, acerca da lei da inércia." 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