A pesquisa foca na análise das percepções dos professores sobre as mudanças na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), investigando como essas políticas são moldadas pela ideologia e pelas políticas neoliberais de educação. O objetivo central é identificar como essas percepções influenciam as decisões curriculares e práticas pedagógicas no ensino médio do Maranhão. A partir das entrevistas realizadas durante eventos como o lançamento do movimento "Resistir para Revogar" e o IV Fórum Maranhense de Sociologia, realizados durante o ano de 2024, emergem vozes críticas sobre a implementação da Reforma do Novo Ensino Médio. Profissionais da educação, gestores escolares e especialistas expressam preocupações profundas sobre os impactos dessa reforma na qualidade e equidade da educação. Todos os participantes assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. A pesquisa se apoia em teóricos como Amaral et al. (2021), Arretche (2012), Abrucio et al. (2010), Bourdieu (1977), Foucault (2014) e Rodrigues (2021), cujas contribuições são cruciais para entender os contextos político, social e educacional da reforma do Ensino Médio. Buscando uma análise abrangente e crítica dos processos de mobilização política relacionados ao discurso modernizador do Novo Ensino Médio, a pesquisa, fundamentada em sólida teoria e metodologias qualitativas, visa promover uma educação pública de qualidade e inclusiva, destacando os caminhos e ações que docentes desenvolvem no cotidiano escolar.