Em virtude do avanço tecnológico e do fácil acesso às informações, o ensino ministrado de forma tradicional muitas vezes afasta os alunos da prática escolar. Esse problema é ainda mais grave no campo do ensino da botânica, pois é frequentemente percebido como distante do cotidiano e desconecto da educação ambiental. Essa falta de envolvimento com a botânica é denominada “Impercepção Botânica” e requer urgentemente práticas mais colaborativas para minimizá-la. Uma alternativa viável é o uso de jogos pedagógicos, que apresentam um enorme potencial de engajamento entre alunos e professores. Nesse sentido, foi desenvolvido o jogo "Responde ou Passa Botânico", inspirado no programa de TV "Passa ou Repassa" do SBT. Esse jogo de perguntas e respostas aborda os grupos vegetais, suas características e conceitos fundamentais, como fungos, algas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas, angiospermas, morfologia, polinização por abelhas e fotossíntese, com o objetivo de promover o aprendizado e despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio sobre esses temas. O jogo é composto por 38 cartas de perguntas, sendo 30 cartas contendo perguntas e 8 cartas coringas, sendo estas: 4 cartas de pontuação extra e 4 cartas "vale uma dica". A proposta pode ser aplicada em uma turma, dividida em dois grandes grupos, demandando aproximadamente 40 minutos para realização. O jogo foi testado com um público de 39 alunos de duas escolas públicas da região do Caparaó capixaba, uma na cidade de Alegre e outra na cidade de Guaçuí. As turmas correspondem ao 2º e 3º ano do Ensino Médio, obtendo resultados bastante positivos em ambas as escolas. De acordo com a análise de observação realizada, os alunos se divertiram, se engajaram durante a aula e relataram ter aprendido muito. As professoras, por sua vez, observaram um benefício significativo no desempenho dos alunos no conteúdo de botânica e nas atividades avaliativas posteriores.