Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO E APLICABILIDADE DE UM JOGO PEDAGÓGICO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE BOTÂNICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109295
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 608
    "inscrito_id" => 4605
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E APLICABILIDADE DE UM JOGO PEDAGÓGICO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE BOTÂNICA"
    "resumo" => "Em virtude do avanço tecnológico e do fácil acesso às informações, o ensino ministrado de forma tradicional muitas vezes afasta os alunos da prática escolar. Esse problema é ainda mais grave no campo do ensino da botânica, pois é frequentemente percebido como distante do cotidiano e desconecto da educação ambiental. Essa falta de envolvimento com a botânica é denominada “Impercepção Botânica” e requer urgentemente práticas mais colaborativas para minimizá-la. Uma alternativa viável é o uso de jogos pedagógicos, que apresentam um enorme potencial de engajamento entre alunos e professores. Nesse sentido, foi desenvolvido o jogo "Responde ou Passa Botânico", inspirado no programa de TV "Passa ou Repassa" do SBT. Esse jogo de perguntas e respostas aborda os grupos vegetais, suas características e conceitos fundamentais, como fungos, algas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas, angiospermas, morfologia, polinização por abelhas e fotossíntese, com o objetivo de promover o aprendizado e despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio sobre esses temas. O jogo é composto por 38 cartas de perguntas, sendo 30 cartas contendo perguntas e 8 cartas coringas, sendo estas: 4 cartas de pontuação extra e 4 cartas "vale uma dica". A proposta pode ser aplicada em uma turma, dividida em dois grandes grupos, demandando aproximadamente 40 minutos para realização. O jogo foi testado com um público de 39 alunos de duas escolas públicas da região do Caparaó capixaba, uma na cidade de Alegre e outra na cidade de Guaçuí. As turmas correspondem ao 2º e 3º ano do Ensino Médio, obtendo resultados bastante positivos em ambas as escolas. De acordo com a análise de observação realizada, os alunos se divertiram, se engajaram durante a aula e relataram ter aprendido muito. As professoras, por sua vez, observaram um benefício significativo no desempenho dos alunos no conteúdo de botânica e nas atividades avaliativas posteriores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4605_TB608_22052024141649.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA HOLANDA RIGHETTI DE ABREU"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA ABREU"
    "autor_email" => "vanessahra@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109295
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 608
    "inscrito_id" => 4605
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E APLICABILIDADE DE UM JOGO PEDAGÓGICO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE BOTÂNICA"
    "resumo" => "Em virtude do avanço tecnológico e do fácil acesso às informações, o ensino ministrado de forma tradicional muitas vezes afasta os alunos da prática escolar. Esse problema é ainda mais grave no campo do ensino da botânica, pois é frequentemente percebido como distante do cotidiano e desconecto da educação ambiental. Essa falta de envolvimento com a botânica é denominada “Impercepção Botânica” e requer urgentemente práticas mais colaborativas para minimizá-la. Uma alternativa viável é o uso de jogos pedagógicos, que apresentam um enorme potencial de engajamento entre alunos e professores. Nesse sentido, foi desenvolvido o jogo "Responde ou Passa Botânico", inspirado no programa de TV "Passa ou Repassa" do SBT. Esse jogo de perguntas e respostas aborda os grupos vegetais, suas características e conceitos fundamentais, como fungos, algas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas, angiospermas, morfologia, polinização por abelhas e fotossíntese, com o objetivo de promover o aprendizado e despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio sobre esses temas. O jogo é composto por 38 cartas de perguntas, sendo 30 cartas contendo perguntas e 8 cartas coringas, sendo estas: 4 cartas de pontuação extra e 4 cartas "vale uma dica". A proposta pode ser aplicada em uma turma, dividida em dois grandes grupos, demandando aproximadamente 40 minutos para realização. O jogo foi testado com um público de 39 alunos de duas escolas públicas da região do Caparaó capixaba, uma na cidade de Alegre e outra na cidade de Guaçuí. As turmas correspondem ao 2º e 3º ano do Ensino Médio, obtendo resultados bastante positivos em ambas as escolas. De acordo com a análise de observação realizada, os alunos se divertiram, se engajaram durante a aula e relataram ter aprendido muito. As professoras, por sua vez, observaram um benefício significativo no desempenho dos alunos no conteúdo de botânica e nas atividades avaliativas posteriores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4605_TB608_22052024141649.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA HOLANDA RIGHETTI DE ABREU"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA ABREU"
    "autor_email" => "vanessahra@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Em virtude do avanço tecnológico e do fácil acesso às informações, o ensino ministrado de forma tradicional muitas vezes afasta os alunos da prática escolar. Esse problema é ainda mais grave no campo do ensino da botânica, pois é frequentemente percebido como distante do cotidiano e desconecto da educação ambiental. Essa falta de envolvimento com a botânica é denominada “Impercepção Botânica” e requer urgentemente práticas mais colaborativas para minimizá-la. Uma alternativa viável é o uso de jogos pedagógicos, que apresentam um enorme potencial de engajamento entre alunos e professores. Nesse sentido, foi desenvolvido o jogo "Responde ou Passa Botânico", inspirado no programa de TV "Passa ou Repassa" do SBT. Esse jogo de perguntas e respostas aborda os grupos vegetais, suas características e conceitos fundamentais, como fungos, algas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas, angiospermas, morfologia, polinização por abelhas e fotossíntese, com o objetivo de promover o aprendizado e despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio sobre esses temas. O jogo é composto por 38 cartas de perguntas, sendo 30 cartas contendo perguntas e 8 cartas coringas, sendo estas: 4 cartas de pontuação extra e 4 cartas "vale uma dica". A proposta pode ser aplicada em uma turma, dividida em dois grandes grupos, demandando aproximadamente 40 minutos para realização. O jogo foi testado com um público de 39 alunos de duas escolas públicas da região do Caparaó capixaba, uma na cidade de Alegre e outra na cidade de Guaçuí. As turmas correspondem ao 2º e 3º ano do Ensino Médio, obtendo resultados bastante positivos em ambas as escolas. De acordo com a análise de observação realizada, os alunos se divertiram, se engajaram durante a aula e relataram ter aprendido muito. As professoras, por sua vez, observaram um benefício significativo no desempenho dos alunos no conteúdo de botânica e nas atividades avaliativas posteriores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.