PSICOLOGIA SOCIAL NO ENCONTRO COM EDUCAÇÃO POPULAR: A CONSTRUÇÃO DE UMA OFICINA SOBRE PROJETO DE VIDA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111448 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3629 "inscrito_id" => 11752 "titulo" => "PSICOLOGIA SOCIAL NO ENCONTRO COM EDUCAÇÃO POPULAR: A CONSTRUÇÃO DE UMA OFICINA SOBRE PROJETO DE VIDA" "resumo" => "Apresentaremos a experiência de um coletivo formado por professora/psicóloga e graduandos em Psicologia de um projeto de pesquisa/extensão intitulado "Psicologia Sócio-Histórico-Cultural e Educação Popular: Entre redes e travessias" do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O projeto visa construir ações que subsidiem cursos pré-vestibulares comunitários e/ou iniciativas voltadas para estudantes de camada popular com vistas à universidade. Atuamos através dos seguintes eixos: 1. Ações extensionistas em cursos pré-vestibulares comunitários; 2. Pesquisa com docentes da rede pública. Apresentaremos relatos de experiências da pesquisa com docentes e as contribuições da psicologia social para o contexto da educação popular. Embasamo-nos nos conceitos de dialogismo e alteridade (Mikhail Bakhtin), processos de desenvolvimento-aprendizagem, numa perspectiva sócio-cultural (Lev Vygotsky) e de educação como emancipação, voltadas para a educação popular (Paulo Freire). Foi realizada uma roda de conversa com professores da rede pública de ensino, com o intuito de conhecer suas experiências e desafios, pois entendemos que as ações e contribuições do campo da psicologia social precisam se dar a partir de relatos dos atores que vivenciam o cotidiano escolar. Pretendemos colocar em reflexão, a partir dos relatos trazidos, a disciplina sobre projeto de vida implementada no Novo Currículo do Ensino Médio e suas implicações para os docentes. As vivências compartilhadas no encontro dispararam indagações como: “Como construir uma disciplina sobre projeto de vida?” e “A ementa da disciplina ‘Projeto de vida’ é compatível com a trajetória e experiências de vida dos estudantes?”. Essas questões nos inspiraram na construção de uma oficina sobre a temática projeto de vida — com base no compartilhamento de narrativas sobre trajetórias e histórias de vida — que tem sido realizada com estudantes de escolas públicas e cursos pré-vestibulares comunitários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11752_TB3629_08042024233013.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIVIA SCANZI VIANA" "autor_nome_curto" => "Livia Scanzi" "autor_email" => "scanzi.livia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111448 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3629 "inscrito_id" => 11752 "titulo" => "PSICOLOGIA SOCIAL NO ENCONTRO COM EDUCAÇÃO POPULAR: A CONSTRUÇÃO DE UMA OFICINA SOBRE PROJETO DE VIDA" "resumo" => "Apresentaremos a experiência de um coletivo formado por professora/psicóloga e graduandos em Psicologia de um projeto de pesquisa/extensão intitulado "Psicologia Sócio-Histórico-Cultural e Educação Popular: Entre redes e travessias" do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O projeto visa construir ações que subsidiem cursos pré-vestibulares comunitários e/ou iniciativas voltadas para estudantes de camada popular com vistas à universidade. Atuamos através dos seguintes eixos: 1. Ações extensionistas em cursos pré-vestibulares comunitários; 2. Pesquisa com docentes da rede pública. Apresentaremos relatos de experiências da pesquisa com docentes e as contribuições da psicologia social para o contexto da educação popular. Embasamo-nos nos conceitos de dialogismo e alteridade (Mikhail Bakhtin), processos de desenvolvimento-aprendizagem, numa perspectiva sócio-cultural (Lev Vygotsky) e de educação como emancipação, voltadas para a educação popular (Paulo Freire). Foi realizada uma roda de conversa com professores da rede pública de ensino, com o intuito de conhecer suas experiências e desafios, pois entendemos que as ações e contribuições do campo da psicologia social precisam se dar a partir de relatos dos atores que vivenciam o cotidiano escolar. Pretendemos colocar em reflexão, a partir dos relatos trazidos, a disciplina sobre projeto de vida implementada no Novo Currículo do Ensino Médio e suas implicações para os docentes. As vivências compartilhadas no encontro dispararam indagações como: “Como construir uma disciplina sobre projeto de vida?” e “A ementa da disciplina ‘Projeto de vida’ é compatível com a trajetória e experiências de vida dos estudantes?”. Essas questões nos inspiraram na construção de uma oficina sobre a temática projeto de vida — com base no compartilhamento de narrativas sobre trajetórias e histórias de vida — que tem sido realizada com estudantes de escolas públicas e cursos pré-vestibulares comunitários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11752_TB3629_08042024233013.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIVIA SCANZI VIANA" "autor_nome_curto" => "Livia Scanzi" "autor_email" => "scanzi.livia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }