Apresentaremos a experiência de um coletivo formado por professora/psicóloga e graduandos em Psicologia de um projeto de pesquisa/extensão intitulado "Psicologia Sócio-Histórico-Cultural e Educação Popular: Entre redes e travessias" do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O projeto visa construir ações que subsidiem cursos pré-vestibulares comunitários e/ou iniciativas voltadas para estudantes de camada popular com vistas à universidade. Atuamos através dos seguintes eixos: 1. Ações extensionistas em cursos pré-vestibulares comunitários; 2. Pesquisa com docentes da rede pública. Apresentaremos relatos de experiências da pesquisa com docentes e as contribuições da psicologia social para o contexto da educação popular. Embasamo-nos nos conceitos de dialogismo e alteridade (Mikhail Bakhtin), processos de desenvolvimento-aprendizagem, numa perspectiva sócio-cultural (Lev Vygotsky) e de educação como emancipação, voltadas para a educação popular (Paulo Freire). Foi realizada uma roda de conversa com professores da rede pública de ensino, com o intuito de conhecer suas experiências e desafios, pois entendemos que as ações e contribuições do campo da psicologia social precisam se dar a partir de relatos dos atores que vivenciam o cotidiano escolar. Pretendemos colocar em reflexão, a partir dos relatos trazidos, a disciplina sobre projeto de vida implementada no Novo Currículo do Ensino Médio e suas implicações para os docentes. As vivências compartilhadas no encontro dispararam indagações como: “Como construir uma disciplina sobre projeto de vida?” e “A ementa da disciplina ‘Projeto de vida’ é compatível com a trajetória e experiências de vida dos estudantes?”. Essas questões nos inspiraram na construção de uma oficina sobre a temática projeto de vida — com base no compartilhamento de narrativas sobre trajetórias e histórias de vida — que tem sido realizada com estudantes de escolas públicas e cursos pré-vestibulares comunitários.