A inclusão educacional de alunos surdos tem sido uma preocupação crescente nas últimas décadas. A garantia de acesso equitativo à educação superior para surdos é um objetivo fundamental, mas a realidade mostra que muitos obstáculos persistem, especialmente em cursos altamente técnicos, como o de Química. A carência da língua (Libras) e materiais didáticos adaptados, dentre outros fatores, são responsáveis pelas dificuldades de ensino-aprendizagem enfrentadas pelo aluno surdo. Diante disto, o presente trabalho tem como objetivo identificar quais as dificuldades enfrentadas por alunos surdos ao ingressarem no ensino superior, especificamente no curso de Química. Quanto ao procedimento técnico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica. A condução da pesquisa abrangeu as seguintes palavras-chave: química e surdos, na plataforma Scielo. A filtragem foi feita utilizando os filtros: Brasil, Revista Brasileira de Educação Especial, Química Nova, Português, Citável. Da filtragem resultaram os artigos utilizados para leitura e apreciação como base para o trabalho. De acordo com a pesquisa, a maior parte das instituições escolares são organizadas para estudantes ouvintes, fazendo com que os surdos encontrem dificuldades relacionadas à acessibilidade de materiais de estudo, à barreira linguística, à comunicação em aulas laboratoriais, ao apoio pedagógico insuficiente e ao impacto socioemocional. Esses resultados destacam a necessidade de abordar e preencher as lacunas existentes na educação inclusiva de alunos surdos em cursos de Química. Apesar dos avanços em termos de garantias de direitos linguísticos na legislação vigente, ainda há muitas ações a serem implementadas a fim de que universitários surdos tenham boas condições de acesso ao conhecimento e, portanto, possam se sentir incluídos. Para lidar com essas dificuldades e promover a inclusão, é fundamental que as instituições adotem medidas como a disponibilização de intérpretes de Libras qualificados, que promova a adaptação de materiais e equipamentos, a conscientização e o treinamento dos educadores sobre a inclusão de estudantes surdos.