O ensino de educação física é crucial para o desenvolvimento cognitivo e comportamental das crianças, além de incentivar a prática de esportes e atividades físicas. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Miriam Soares Bandeira, em Pedra Grande - RN, identificou-se uma lacuna significativa no ensino de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental. Para abordar essa questão, foi desenvolvido o projeto "Educação Física: da Teoria à Prática", com o objetivo de oferecer uma abordagem integrada que combinasse aulas teóricas e práticas. O projeto estruturou-se alternando semanas de aulas teóricas e semanas de atividades práticas. Durante as aulas teóricas, foram utilizados recursos audiovisuais, como projetores, slides e vídeos demonstrativos, para apresentar os conceitos de forma visual e dinâmica. Nas atividades práticas, os alunos aplicaram os conhecimentos adquiridos, participando de treinos e jogos de futebol, vôlei e basquete. Essas atividades ocorreram tanto na quadra da escola quanto em espaços esportivos preparados no município, proporcionando uma experiência completa e enriquecedora. O sucesso do projeto foi notável desde o início, com uma resposta positiva de alunos, professores e da gestão escolar. A administração escolar solicitou a integração completa do projeto ao planejamento escolar já no próximo bimestre, destacando o impacto positivo na qualidade do ensino de Educação Física e no desenvolvimento global dos alunos. Essa iniciativa enfatiza a importância de uma abordagem holística e prática no processo educacional. Este projeto demonstrou que combinar teoria e prática é eficaz para melhorar o ensino de Educação Física, estimulando o interesse e a participação dos alunos, além de promover seu desenvolvimento físico, cognitivo e uma maior inclusão entre os jovens.