O desenvolvimento da matemática está intrinsecamente ligado à interação entre o ser humano e a natureza, sendo constantemente marcado por uma jornada de descobertas científicas que permitiram e ainda permitem com o que o homem crie tecnologias para facilitar a construção de seus conhecimentos, sejam estes formulados por meio de pedras lapidadas ou de supercomputadores, ressignificando o processo de ensino e aprendizagem em torno de tal área do saber. Diante deste contexto, o presente trabalho tem por objeto apresentar algumas aplicabilidades educativas do software Geogebra voltadas para o ensino de matemática na educação básica, sobretudo no ensino fundamental II, que visam agregar, e não dificultar, a visualização e a compreensão de determinados assuntos muitas vezes considerados difíceis, como a variação dos coeficientes de gráficos de funções quadráticas, a formação de sólidos geométricos e figuras planas. Para tal fim, este artigo está estruturado em uma pesquisa de natureza básica, bibliográfica, exploratória e com uma abordagem qualitativa, embasado nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas competências (gerais e específicas), com ênfase para algumas habilidades. Além disso, no tocante aos resultados e discussões levantadas, são destacadas diferentes utilizações do software Geogebra do 6º até 9º ano levando em consideração as unidades temáticas da BNCC, evidenciando para cada ano uma sugestão de estratégia de ensino, fazendo com que os alunos se apropriem de uma visão integradora em relação ao uso de tecnologias em sala de aula numa perspectiva inclusiva, acessível e de engajamento curricular.