Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RELAÇÃO ESCOLA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: POLÊMICAS CONTEMPORÂNEAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112049
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4524
    "inscrito_id" => 13932
    "titulo" => "A RELAÇÃO ESCOLA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: POLÊMICAS CONTEMPORÂNEAS"
    "resumo" => "Este trabalho abordará discussões sobre as práticas didáticas e metodológicas na escola, tendo em vistas as mudanças ocorridas na sociedade e na educação, após as mudanças provocados pela pandemia do COVID-19. O objetivo deste trabalho é discutir sobre a relação escola e educação, mediada pelas tecnologias. A metodologia foi uma revisão narrativa de literatura e os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo, sistematizados em três categorias: educação, escola, e tecnologia. Os resultados trazem reflexões sobre o papel da educação e da escola, onde consideramos que a escola é uma instituição fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, portanto deve, favorecer uma formação cognitiva, intelectual, moral e ética dos sujeitos. É uma fato importante pontuar que o papel da escola está voltado para organizar e sistematizar conhecimento científico e conceitual. Neste sentido, é preciso pensar a educação, pois deve incluir a história de vida do aluno, suas experiências, relação com a família e comunidade e o contexto histórico-cultural em que vivemos. Assim, não devemos confundir educação e escola, de modo a reduzir uma a outra. A educação acontece dentro e para além da escola e pode, atualmente, ser mediada pelas tecnologias. Não é à toa que temos uma proposto de ensino voltado para Educação A Distância (EaD). Essa modalidade de ensino ainda é alvo de muitas polêmicas e resistências, mas o fato é que para que tenhamos uma educação de qualidade, seja presencial ou remota, ela precisa de planejamento, objetivo, organização e, além disso, precisa estar, sobretudo, comprometida com a realidade dos sujeitos envolvidos. A tecnologia se apresenta como subsídio importante para educação, de maneira cada vez mais frequente, no entanto, vale ressaltar que esta não substitui e nunca substituirá o papel do professor como mediador fundamental no processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13932_TB4524_26102024123737.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXSANDRA MARIA SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRA"
    "autor_email" => "alexsandramss88@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112049
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4524
    "inscrito_id" => 13932
    "titulo" => "A RELAÇÃO ESCOLA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: POLÊMICAS CONTEMPORÂNEAS"
    "resumo" => "Este trabalho abordará discussões sobre as práticas didáticas e metodológicas na escola, tendo em vistas as mudanças ocorridas na sociedade e na educação, após as mudanças provocados pela pandemia do COVID-19. O objetivo deste trabalho é discutir sobre a relação escola e educação, mediada pelas tecnologias. A metodologia foi uma revisão narrativa de literatura e os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo, sistematizados em três categorias: educação, escola, e tecnologia. Os resultados trazem reflexões sobre o papel da educação e da escola, onde consideramos que a escola é uma instituição fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, portanto deve, favorecer uma formação cognitiva, intelectual, moral e ética dos sujeitos. É uma fato importante pontuar que o papel da escola está voltado para organizar e sistematizar conhecimento científico e conceitual. Neste sentido, é preciso pensar a educação, pois deve incluir a história de vida do aluno, suas experiências, relação com a família e comunidade e o contexto histórico-cultural em que vivemos. Assim, não devemos confundir educação e escola, de modo a reduzir uma a outra. A educação acontece dentro e para além da escola e pode, atualmente, ser mediada pelas tecnologias. Não é à toa que temos uma proposto de ensino voltado para Educação A Distância (EaD). Essa modalidade de ensino ainda é alvo de muitas polêmicas e resistências, mas o fato é que para que tenhamos uma educação de qualidade, seja presencial ou remota, ela precisa de planejamento, objetivo, organização e, além disso, precisa estar, sobretudo, comprometida com a realidade dos sujeitos envolvidos. A tecnologia se apresenta como subsídio importante para educação, de maneira cada vez mais frequente, no entanto, vale ressaltar que esta não substitui e nunca substituirá o papel do professor como mediador fundamental no processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13932_TB4524_26102024123737.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXSANDRA MARIA SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRA"
    "autor_email" => "alexsandramss88@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho abordará discussões sobre as práticas didáticas e metodológicas na escola, tendo em vistas as mudanças ocorridas na sociedade e na educação, após as mudanças provocados pela pandemia do COVID-19. O objetivo deste trabalho é discutir sobre a relação escola e educação, mediada pelas tecnologias. A metodologia foi uma revisão narrativa de literatura e os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo, sistematizados em três categorias: educação, escola, e tecnologia. Os resultados trazem reflexões sobre o papel da educação e da escola, onde consideramos que a escola é uma instituição fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, portanto deve, favorecer uma formação cognitiva, intelectual, moral e ética dos sujeitos. É uma fato importante pontuar que o papel da escola está voltado para organizar e sistematizar conhecimento científico e conceitual. Neste sentido, é preciso pensar a educação, pois deve incluir a história de vida do aluno, suas experiências, relação com a família e comunidade e o contexto histórico-cultural em que vivemos. Assim, não devemos confundir educação e escola, de modo a reduzir uma a outra. A educação acontece dentro e para além da escola e pode, atualmente, ser mediada pelas tecnologias. Não é à toa que temos uma proposto de ensino voltado para Educação A Distância (EaD). Essa modalidade de ensino ainda é alvo de muitas polêmicas e resistências, mas o fato é que para que tenhamos uma educação de qualidade, seja presencial ou remota, ela precisa de planejamento, objetivo, organização e, além disso, precisa estar, sobretudo, comprometida com a realidade dos sujeitos envolvidos. A tecnologia se apresenta como subsídio importante para educação, de maneira cada vez mais frequente, no entanto, vale ressaltar que esta não substitui e nunca substituirá o papel do professor como mediador fundamental no processo de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.