Este trabalho abordará discussões sobre as práticas didáticas e metodológicas na escola, tendo em vistas as mudanças ocorridas na sociedade e na educação, após as mudanças provocados pela pandemia do COVID-19. O objetivo deste trabalho é discutir sobre a relação escola e educação, mediada pelas tecnologias. A metodologia foi uma revisão narrativa de literatura e os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo, sistematizados em três categorias: educação, escola, e tecnologia. Os resultados trazem reflexões sobre o papel da educação e da escola, onde consideramos que a escola é uma instituição fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, portanto deve, favorecer uma formação cognitiva, intelectual, moral e ética dos sujeitos. É uma fato importante pontuar que o papel da escola está voltado para organizar e sistematizar conhecimento científico e conceitual. Neste sentido, é preciso pensar a educação, pois deve incluir a história de vida do aluno, suas experiências, relação com a família e comunidade e o contexto histórico-cultural em que vivemos. Assim, não devemos confundir educação e escola, de modo a reduzir uma a outra. A educação acontece dentro e para além da escola e pode, atualmente, ser mediada pelas tecnologias. Não é à toa que temos uma proposto de ensino voltado para Educação A Distância (EaD). Essa modalidade de ensino ainda é alvo de muitas polêmicas e resistências, mas o fato é que para que tenhamos uma educação de qualidade, seja presencial ou remota, ela precisa de planejamento, objetivo, organização e, além disso, precisa estar, sobretudo, comprometida com a realidade dos sujeitos envolvidos. A tecnologia se apresenta como subsídio importante para educação, de maneira cada vez mais frequente, no entanto, vale ressaltar que esta não substitui e nunca substituirá o papel do professor como mediador fundamental no processo de aprendizagem.