Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL CLIC: CONECTE – LIBERTE – INTERAJA – CONSTRUA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110769
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2659
    "inscrito_id" => 10423
    "titulo" => "PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL CLIC: CONECTE – LIBERTE – INTERAJA – CONSTRUA."
    "resumo" => "O Programa CLIC, estruturado em torno dos pilares da conectividade, liberdade, interação e construção criativa, visa oferecer aos estudantes do 5º ao 9º ano experiências de aprendizado assertivas e personalizadas, focando na recuperação e no desenvolvimento de habilidades essenciais previamente fragilizadas pela educação remota nos anos 2020 e 2021. Implementado inicialmente com o objetivo de realinhar o ensino às demandas curriculares e aos interesses dos alunos, o programa destacou-se pela integração de tecnologias educacionais e - por meio do uso de tablets e de uma plataforma própria que facilitava o acesso ao conteúdo digital - gerou, assim, uma abordagem pedagógica mais dinâmica e interativa. Desse modo, a iniciativa demonstrou impacto significativo, levando ao desenvolvimento de recursos como o site clichorizonte.com.br, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e a introdução do sistema de avaliação Avalia CLIC, refletindo em um aumento expressivo do engajamento dos alunos. Adicionalmente, o projeto fomentou uma adaptação necessária no papel dos educadores, incentivando a adoção de metodologias ativas e o desenvolvimento de competências digitais, marcando uma evolução do modelo tradicional de ensino para práticas mais inclusivas e inovadoras. Nesse ínterim, a distribuição de 7.589 tablets ilustra o comprometimento do programa com a inclusão digital, destacando o CLIC não apenas como um projeto de integração tecnológica, mas como uma transformação profunda na estrutura educacional, que vem promovendo um aprendizado mais rico e colaborativo, tanto para alunos quanto para professores. Este esforço coletivo não somente equipou os participantes com as ferramentas necessárias para a era digital, mas também redefiniu a experiência educacional de Horizonte, alinhando-a com as exigências contemporâneas e preparando os estudantes para os desafios futuros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10423_TB2659_08042024140519.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLAUDIA LIMA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ANA CLÁUDIA"
    "autor_email" => "claudiaprofmatt@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110769
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2659
    "inscrito_id" => 10423
    "titulo" => "PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL CLIC: CONECTE – LIBERTE – INTERAJA – CONSTRUA."
    "resumo" => "O Programa CLIC, estruturado em torno dos pilares da conectividade, liberdade, interação e construção criativa, visa oferecer aos estudantes do 5º ao 9º ano experiências de aprendizado assertivas e personalizadas, focando na recuperação e no desenvolvimento de habilidades essenciais previamente fragilizadas pela educação remota nos anos 2020 e 2021. Implementado inicialmente com o objetivo de realinhar o ensino às demandas curriculares e aos interesses dos alunos, o programa destacou-se pela integração de tecnologias educacionais e - por meio do uso de tablets e de uma plataforma própria que facilitava o acesso ao conteúdo digital - gerou, assim, uma abordagem pedagógica mais dinâmica e interativa. Desse modo, a iniciativa demonstrou impacto significativo, levando ao desenvolvimento de recursos como o site clichorizonte.com.br, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e a introdução do sistema de avaliação Avalia CLIC, refletindo em um aumento expressivo do engajamento dos alunos. Adicionalmente, o projeto fomentou uma adaptação necessária no papel dos educadores, incentivando a adoção de metodologias ativas e o desenvolvimento de competências digitais, marcando uma evolução do modelo tradicional de ensino para práticas mais inclusivas e inovadoras. Nesse ínterim, a distribuição de 7.589 tablets ilustra o comprometimento do programa com a inclusão digital, destacando o CLIC não apenas como um projeto de integração tecnológica, mas como uma transformação profunda na estrutura educacional, que vem promovendo um aprendizado mais rico e colaborativo, tanto para alunos quanto para professores. Este esforço coletivo não somente equipou os participantes com as ferramentas necessárias para a era digital, mas também redefiniu a experiência educacional de Horizonte, alinhando-a com as exigências contemporâneas e preparando os estudantes para os desafios futuros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10423_TB2659_08042024140519.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLAUDIA LIMA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ANA CLÁUDIA"
    "autor_email" => "claudiaprofmatt@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Programa CLIC, estruturado em torno dos pilares da conectividade, liberdade, interação e construção criativa, visa oferecer aos estudantes do 5º ao 9º ano experiências de aprendizado assertivas e personalizadas, focando na recuperação e no desenvolvimento de habilidades essenciais previamente fragilizadas pela educação remota nos anos 2020 e 2021. Implementado inicialmente com o objetivo de realinhar o ensino às demandas curriculares e aos interesses dos alunos, o programa destacou-se pela integração de tecnologias educacionais e - por meio do uso de tablets e de uma plataforma própria que facilitava o acesso ao conteúdo digital - gerou, assim, uma abordagem pedagógica mais dinâmica e interativa. Desse modo, a iniciativa demonstrou impacto significativo, levando ao desenvolvimento de recursos como o site clichorizonte.com.br, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e a introdução do sistema de avaliação Avalia CLIC, refletindo em um aumento expressivo do engajamento dos alunos. Adicionalmente, o projeto fomentou uma adaptação necessária no papel dos educadores, incentivando a adoção de metodologias ativas e o desenvolvimento de competências digitais, marcando uma evolução do modelo tradicional de ensino para práticas mais inclusivas e inovadoras. Nesse ínterim, a distribuição de 7.589 tablets ilustra o comprometimento do programa com a inclusão digital, destacando o CLIC não apenas como um projeto de integração tecnológica, mas como uma transformação profunda na estrutura educacional, que vem promovendo um aprendizado mais rico e colaborativo, tanto para alunos quanto para professores. Este esforço coletivo não somente equipou os participantes com as ferramentas necessárias para a era digital, mas também redefiniu a experiência educacional de Horizonte, alinhando-a com as exigências contemporâneas e preparando os estudantes para os desafios futuros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.