O presente estudo busca apresentar a relevância do trabalho interdisciplinar no contexto escolar como um fator crucial na formação integral do estudante e na otimização do processo de aprendizagem. Sabe-se que século XXI demanda uma educação que vá além dos limites tradicionais das disciplinas isoladas. O trabalho interdisciplinar surge como resposta a essa necessidade, integrando conhecimentos e promovendo uma aprendizagem mais contextualizada. Nesse sentido, abordaremos a influência positiva dessa abordagem na compreensão do conhecimento, no desenvolvimento de habilidades críticas e na preparação dos alunos para desafios do mundo contemporâneo pois acreditamos que a interdisciplinaridade pode promover o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas, essenciais para o enfrentamento dos desafios contemporâneos (Gardner, 2006). Sendo assim, O trabalho interdisciplinar é caracterizado pela integração de diferentes disciplinas, visando uma compreensão mais abrangente e conectada do conhecimento (Morin,2001) . Na metodologia, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, analisando estudos que evidenciam os benefícios do trabalho interdisciplinar no contexto escolar. Como resultado espera-se que ocorra a colaboração entre professores de diversas disciplinas, pois pode resultar na criação de projetos educacionais integrados, contextualizados e alinhados com as demandas contemporâneas e otimização do processo de aprendizagem. Pois sabe-se que o trabalho interdisciplinar pode proporcionar uma visão mais holística do conhecimento, capacitando os alunos a fazerem conexões significativas entre diferentes áreas do conhecimento (Nunes, 2010).