A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE E PARA A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108964 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 147 "inscrito_id" => 2103 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE E PARA A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "O presente estudo busca apresentar a relevância do trabalho interdisciplinar no contexto escolar como um fator crucial na formação integral do estudante e na otimização do processo de aprendizagem. Sabe-se que século XXI demanda uma educação que vá além dos limites tradicionais das disciplinas isoladas. O trabalho interdisciplinar surge como resposta a essa necessidade, integrando conhecimentos e promovendo uma aprendizagem mais contextualizada. Nesse sentido, abordaremos a influência positiva dessa abordagem na compreensão do conhecimento, no desenvolvimento de habilidades críticas e na preparação dos alunos para desafios do mundo contemporâneo pois acreditamos que a interdisciplinaridade pode promover o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas, essenciais para o enfrentamento dos desafios contemporâneos (Gardner, 2006). Sendo assim, O trabalho interdisciplinar é caracterizado pela integração de diferentes disciplinas, visando uma compreensão mais abrangente e conectada do conhecimento (Morin,2001) . Na metodologia, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, analisando estudos que evidenciam os benefícios do trabalho interdisciplinar no contexto escolar. Como resultado espera-se que ocorra a colaboração entre professores de diversas disciplinas, pois pode resultar na criação de projetos educacionais integrados, contextualizados e alinhados com as demandas contemporâneas e otimização do processo de aprendizagem. Pois sabe-se que o trabalho interdisciplinar pode proporcionar uma visão mais holística do conhecimento, capacitando os alunos a fazerem conexões significativas entre diferentes áreas do conhecimento (Nunes, 2010)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID2103_TB147_16102024095107.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE FRADE ALVES DO AMARAL" "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joycefradealves.amaral@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108964 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 147 "inscrito_id" => 2103 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE E PARA A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "O presente estudo busca apresentar a relevância do trabalho interdisciplinar no contexto escolar como um fator crucial na formação integral do estudante e na otimização do processo de aprendizagem. Sabe-se que século XXI demanda uma educação que vá além dos limites tradicionais das disciplinas isoladas. O trabalho interdisciplinar surge como resposta a essa necessidade, integrando conhecimentos e promovendo uma aprendizagem mais contextualizada. Nesse sentido, abordaremos a influência positiva dessa abordagem na compreensão do conhecimento, no desenvolvimento de habilidades críticas e na preparação dos alunos para desafios do mundo contemporâneo pois acreditamos que a interdisciplinaridade pode promover o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas, essenciais para o enfrentamento dos desafios contemporâneos (Gardner, 2006). Sendo assim, O trabalho interdisciplinar é caracterizado pela integração de diferentes disciplinas, visando uma compreensão mais abrangente e conectada do conhecimento (Morin,2001) . Na metodologia, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, analisando estudos que evidenciam os benefícios do trabalho interdisciplinar no contexto escolar. Como resultado espera-se que ocorra a colaboração entre professores de diversas disciplinas, pois pode resultar na criação de projetos educacionais integrados, contextualizados e alinhados com as demandas contemporâneas e otimização do processo de aprendizagem. Pois sabe-se que o trabalho interdisciplinar pode proporcionar uma visão mais holística do conhecimento, capacitando os alunos a fazerem conexões significativas entre diferentes áreas do conhecimento (Nunes, 2010)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID2103_TB147_16102024095107.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE FRADE ALVES DO AMARAL" "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joycefradealves.amaral@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }