A EXPERIÊNCIA DE LEITURA EM FAMÍLIA ATRAVÉS DO PROJETO: LER E CONTAR É SÓ COMEÇAR!
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109144 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 407 "inscrito_id" => 2426 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DE LEITURA EM FAMÍLIA ATRAVÉS DO PROJETO: LER E CONTAR É SÓ COMEÇAR!" "resumo" => "O presente resumo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por bebês e crianças de uma Creche Municipal do município de Caucaia-Ce, partindo das vivências do Projeto Ler e Contar é só começar! Produzido pelas professoras do Infantil I B e III C com o intuito de criar um ambiente colaborativo de aprendizagem entre pais e filhos por meio da leitura de livros infantis em família. O estudo teve como público alvo os bebês do Infantil I B e as crianças do Infantil III A e C. A proposta se deu a partir do envio de sacolas contendo livros escolhidos pelas crianças, junto com o mascote do Projeto, para que pudessem ser levados para casa e lidos em família. Essa ação visou incentivar a responsabilidade com o material, a autonomia e o protagonismo infantil, fortalecendo os laços entre família e Escola. Incentivamos também o registro das vivências leitoras por parte das crianças tanto no ambiente familiar quanto na creche e a criação de espaços acolhedores para os momentos de leitura em família e na instituição. O Projeto teve duração de quatro meses, ocorrendo de agosto a novembro de 2023. Como culminância foi confeccionado um painel com fotos das vivências leitoras em família e dos registros gráficos das histórias, evidenciando os resultados e o engajamento das famílias na iniciativa. Ressaltamos a importância da leitura e contação de histórias no desenvolvimento integral dos bebês e crianças, contribuindo para a criatividade, a imaginação, a formação de vínculos, a interpretação das ilustrações, o desenvolvimento da oralidade e o fortalecimento das relações entre crianças e famílias. Concluímos que é de suma importância oportunizar o desenvolvimento do hábito e o comportamento leitor de forma lúdica para os bebês e crianças favorecendo assim o contato com os livros e a criação de memórias afetivas em família." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2426_TB407_25022024182925.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIÂNIA LIMA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "TATIÂNIA" "autor_email" => "tatianialima@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109144 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 407 "inscrito_id" => 2426 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DE LEITURA EM FAMÍLIA ATRAVÉS DO PROJETO: LER E CONTAR É SÓ COMEÇAR!" "resumo" => "O presente resumo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por bebês e crianças de uma Creche Municipal do município de Caucaia-Ce, partindo das vivências do Projeto Ler e Contar é só começar! Produzido pelas professoras do Infantil I B e III C com o intuito de criar um ambiente colaborativo de aprendizagem entre pais e filhos por meio da leitura de livros infantis em família. O estudo teve como público alvo os bebês do Infantil I B e as crianças do Infantil III A e C. A proposta se deu a partir do envio de sacolas contendo livros escolhidos pelas crianças, junto com o mascote do Projeto, para que pudessem ser levados para casa e lidos em família. Essa ação visou incentivar a responsabilidade com o material, a autonomia e o protagonismo infantil, fortalecendo os laços entre família e Escola. Incentivamos também o registro das vivências leitoras por parte das crianças tanto no ambiente familiar quanto na creche e a criação de espaços acolhedores para os momentos de leitura em família e na instituição. O Projeto teve duração de quatro meses, ocorrendo de agosto a novembro de 2023. Como culminância foi confeccionado um painel com fotos das vivências leitoras em família e dos registros gráficos das histórias, evidenciando os resultados e o engajamento das famílias na iniciativa. Ressaltamos a importância da leitura e contação de histórias no desenvolvimento integral dos bebês e crianças, contribuindo para a criatividade, a imaginação, a formação de vínculos, a interpretação das ilustrações, o desenvolvimento da oralidade e o fortalecimento das relações entre crianças e famílias. Concluímos que é de suma importância oportunizar o desenvolvimento do hábito e o comportamento leitor de forma lúdica para os bebês e crianças favorecendo assim o contato com os livros e a criação de memórias afetivas em família." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2426_TB407_25022024182925.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIÂNIA LIMA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "TATIÂNIA" "autor_email" => "tatianialima@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }