Entende-se a Educação Ambiental (EA) como uma metodologia em que cada indivíduo pode assumir o protagonismo do processo de ensino/aprendizagem. Os problemas ambientais são provenientes do modo de vida que a humanidade abraçou, na qual o homem vem utilizando de modo errado os recursos naturais em nome da sobrevivência, levando a uma situação de crise. Desse modo o objetivo geral desse estudo é verificar as contribuições dos alunos para o desenvolvimento de uma educação sustentável da escola pública. De modo específico, analisar o trabalho docente para a conscientização do aluno para a sustentabilidade das escolas públicas através da educação ambiental. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura na base de dados da Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e no Google Acadêmico dos quais foram selecionados onze artigos para a análise de dados. Constatou-se que a Educação Ambiental pode reformular hábitos, tornando os espaços naturais mais vivos, garantindo que as atuais e futuras gerações usufruam dos bens naturais tendo ciência da importância da prática do manejo sustentável, a fim de proporcionar melhorias ecológicas e sociais para o ambiente em que se vive. Conclui-se que trabalhar a EA em sala de aula contribui para uma mudança de consciência nos alunos e toda comunidade escolar, porém é imprescindível que todos os atores envolvidos nesse processo educacional estejam preparados e conscientes de sua importância e e todo processo que envolve os projetos.