Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SABERES DOCENTES E AS TDIC’S: NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE TERESINA-PI

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114765
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8416
    "inscrito_id" => 20633
    "titulo" => "SABERES DOCENTES E AS TDIC’S: NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE TERESINA-PI"
    "resumo" => "Este trabalho representa a culminância do curso de Pedagogia e busca refletir sobre os saberes docentes e suas práticas pedagógicas em relação às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Seu objetivo principal é analisar as narrativas de professoras da rede pública de educação em Teresina-PI acerca de seus conhecimentos a respeito das TDICs. A abordagem deste estudo é qualitativa, fundamentada na realização de questionários semiestruturados. As quatro professoras entrevistadas tiveram a opção de responder online ou presencialmente. Um aspecto inicial relevante da pesquisa de campo consistiu na utilização de instrumentos digitais e tecnológicos para compreender como essas docentes utilizam e dominam as plataformas virtuais. Com o objetivo de ampliar o escopo da pesquisa, abrangeu-se o contexto do ensino na rede pública de Teresina-PI. Para tanto, foram conduzidas pesquisas bibliográficas, consultas a sites e análise de plataformas educacionais no âmbito nacional e estadual. A fundamentação teórica e metodológica deste trabalho se baseia em diversos autores, incluindo Cervo, Bervian e Silva (2007), Freire (2011), Libâneo (1999), Nóvoa (2019), Rodrigues e Limena (2006), Valente (2014) e Tumelero (2019). Esta pesquisa não apenas visa à reflexão, mas também direciona questionamentos pertinentes. Ela incorpora os embasamentos teóricos e as vivências das professoras entrevistadas. Como resultado, este estudo apresentará conclusões marcadas por incertezas, nas quais pontos de observação e sugestões serão destacados. O intuito é promover a mediação e expressar as mudanças que ocorrem em nosso entorno. Ao encerrar este trabalho, refletimos sobre como podemos lidar com os desafios e as oportunidades proporcionados pelas TDICs, buscando contribuir para o aprimoramento do ambiente educacional e para o desenvolvimento contínuo das práticas pedagógicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20633_TB8416_27102024225622.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍVIA GABRIELLE SANTOS ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "LÍVIA"
    "autor_email" => "almeida.livisgab@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114765
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8416
    "inscrito_id" => 20633
    "titulo" => "SABERES DOCENTES E AS TDIC’S: NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE TERESINA-PI"
    "resumo" => "Este trabalho representa a culminância do curso de Pedagogia e busca refletir sobre os saberes docentes e suas práticas pedagógicas em relação às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Seu objetivo principal é analisar as narrativas de professoras da rede pública de educação em Teresina-PI acerca de seus conhecimentos a respeito das TDICs. A abordagem deste estudo é qualitativa, fundamentada na realização de questionários semiestruturados. As quatro professoras entrevistadas tiveram a opção de responder online ou presencialmente. Um aspecto inicial relevante da pesquisa de campo consistiu na utilização de instrumentos digitais e tecnológicos para compreender como essas docentes utilizam e dominam as plataformas virtuais. Com o objetivo de ampliar o escopo da pesquisa, abrangeu-se o contexto do ensino na rede pública de Teresina-PI. Para tanto, foram conduzidas pesquisas bibliográficas, consultas a sites e análise de plataformas educacionais no âmbito nacional e estadual. A fundamentação teórica e metodológica deste trabalho se baseia em diversos autores, incluindo Cervo, Bervian e Silva (2007), Freire (2011), Libâneo (1999), Nóvoa (2019), Rodrigues e Limena (2006), Valente (2014) e Tumelero (2019). Esta pesquisa não apenas visa à reflexão, mas também direciona questionamentos pertinentes. Ela incorpora os embasamentos teóricos e as vivências das professoras entrevistadas. Como resultado, este estudo apresentará conclusões marcadas por incertezas, nas quais pontos de observação e sugestões serão destacados. O intuito é promover a mediação e expressar as mudanças que ocorrem em nosso entorno. Ao encerrar este trabalho, refletimos sobre como podemos lidar com os desafios e as oportunidades proporcionados pelas TDICs, buscando contribuir para o aprimoramento do ambiente educacional e para o desenvolvimento contínuo das práticas pedagógicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20633_TB8416_27102024225622.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍVIA GABRIELLE SANTOS ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "LÍVIA"
    "autor_email" => "almeida.livisgab@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho representa a culminância do curso de Pedagogia e busca refletir sobre os saberes docentes e suas práticas pedagógicas em relação às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Seu objetivo principal é analisar as narrativas de professoras da rede pública de educação em Teresina-PI acerca de seus conhecimentos a respeito das TDICs. A abordagem deste estudo é qualitativa, fundamentada na realização de questionários semiestruturados. As quatro professoras entrevistadas tiveram a opção de responder online ou presencialmente. Um aspecto inicial relevante da pesquisa de campo consistiu na utilização de instrumentos digitais e tecnológicos para compreender como essas docentes utilizam e dominam as plataformas virtuais. Com o objetivo de ampliar o escopo da pesquisa, abrangeu-se o contexto do ensino na rede pública de Teresina-PI. Para tanto, foram conduzidas pesquisas bibliográficas, consultas a sites e análise de plataformas educacionais no âmbito nacional e estadual. A fundamentação teórica e metodológica deste trabalho se baseia em diversos autores, incluindo Cervo, Bervian e Silva (2007), Freire (2011), Libâneo (1999), Nóvoa (2019), Rodrigues e Limena (2006), Valente (2014) e Tumelero (2019). Esta pesquisa não apenas visa à reflexão, mas também direciona questionamentos pertinentes. Ela incorpora os embasamentos teóricos e as vivências das professoras entrevistadas. Como resultado, este estudo apresentará conclusões marcadas por incertezas, nas quais pontos de observação e sugestões serão destacados. O intuito é promover a mediação e expressar as mudanças que ocorrem em nosso entorno. Ao encerrar este trabalho, refletimos sobre como podemos lidar com os desafios e as oportunidades proporcionados pelas TDICs, buscando contribuir para o aprimoramento do ambiente educacional e para o desenvolvimento contínuo das práticas pedagógicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.