Este trabalho representa a culminância do curso de Pedagogia e busca refletir sobre os saberes docentes e suas práticas pedagógicas em relação às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Seu objetivo principal é analisar as narrativas de professoras da rede pública de educação em Teresina-PI acerca de seus conhecimentos a respeito das TDICs. A abordagem deste estudo é qualitativa, fundamentada na realização de questionários semiestruturados. As quatro professoras entrevistadas tiveram a opção de responder online ou presencialmente. Um aspecto inicial relevante da pesquisa de campo consistiu na utilização de instrumentos digitais e tecnológicos para compreender como essas docentes utilizam e dominam as plataformas virtuais. Com o objetivo de ampliar o escopo da pesquisa, abrangeu-se o contexto do ensino na rede pública de Teresina-PI. Para tanto, foram conduzidas pesquisas bibliográficas, consultas a sites e análise de plataformas educacionais no âmbito nacional e estadual. A fundamentação teórica e metodológica deste trabalho se baseia em diversos autores, incluindo Cervo, Bervian e Silva (2007), Freire (2011), Libâneo (1999), Nóvoa (2019), Rodrigues e Limena (2006), Valente (2014) e Tumelero (2019). Esta pesquisa não apenas visa à reflexão, mas também direciona questionamentos pertinentes. Ela incorpora os embasamentos teóricos e as vivências das professoras entrevistadas. Como resultado, este estudo apresentará conclusões marcadas por incertezas, nas quais pontos de observação e sugestões serão destacados. O intuito é promover a mediação e expressar as mudanças que ocorrem em nosso entorno. Ao encerrar este trabalho, refletimos sobre como podemos lidar com os desafios e as oportunidades proporcionados pelas TDICs, buscando contribuir para o aprimoramento do ambiente educacional e para o desenvolvimento contínuo das práticas pedagógicas.