O ESTÁGIO COMO VIVÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES: UMA ANÁLISE REFLEXIVA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113396 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6453 "inscrito_id" => 15959 "titulo" => "O ESTÁGIO COMO VIVÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES: UMA ANÁLISE REFLEXIVA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO" "resumo" => "Este trabalho buscou apresentar relatos de experiência de uma aluna em processo de formação inicial do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará- UFPA, o curso forma professores dos anos iniciais da educação básica, 1ª ao 5ª ano e Educação de Jovens e Adultos e Idosos (EJAI). Como objetivo geral, o presente trabalho relata as experiências vividas no estágio junto ao aluno com Transtorno Espectro Autista (TEA) na perspectiva da inclusão. A justificativa surge com a necessidade da preparação do professor para atender e proporcionar a inclusão. A metodologia é de cunho qualitativo de caráter exploratório, vivenciado por uma aluna de graduação, no qual em suas práticas a aluna realizava o acompanhamento próximo ao aluno com TEA, o estágio esteve direcionado a acompanhar de perto o aluno com TEA, para que o professor em formação se enquadre nesse processo de inclusão. Em tópicos está relatado as experiências vivenciadas em sala e acompanhamento do aluno com TEA. O trabalho teve como resultado a participação ativa do aluno com TEA a respeito do tema abordado, o contato direto com o aluno com TEA proporcionou muitos aprendizados no que se refere ao planejamento da atividade e na execução da regência, ressaltando que é necessário preparo dos professores para que efetivamente haja inclusão, e concluímos o quanto o “chão da sala de aula” é importante para o futuro docente, para que veja a necessidade de um planejamento que inclua a todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15959_TB6453_16102024110425.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA DOS SANTOS PANTOJA" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "juliana.pantoja@iemci.ufpa.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113396 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6453 "inscrito_id" => 15959 "titulo" => "O ESTÁGIO COMO VIVÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES: UMA ANÁLISE REFLEXIVA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO" "resumo" => "Este trabalho buscou apresentar relatos de experiência de uma aluna em processo de formação inicial do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará- UFPA, o curso forma professores dos anos iniciais da educação básica, 1ª ao 5ª ano e Educação de Jovens e Adultos e Idosos (EJAI). Como objetivo geral, o presente trabalho relata as experiências vividas no estágio junto ao aluno com Transtorno Espectro Autista (TEA) na perspectiva da inclusão. A justificativa surge com a necessidade da preparação do professor para atender e proporcionar a inclusão. A metodologia é de cunho qualitativo de caráter exploratório, vivenciado por uma aluna de graduação, no qual em suas práticas a aluna realizava o acompanhamento próximo ao aluno com TEA, o estágio esteve direcionado a acompanhar de perto o aluno com TEA, para que o professor em formação se enquadre nesse processo de inclusão. Em tópicos está relatado as experiências vivenciadas em sala e acompanhamento do aluno com TEA. O trabalho teve como resultado a participação ativa do aluno com TEA a respeito do tema abordado, o contato direto com o aluno com TEA proporcionou muitos aprendizados no que se refere ao planejamento da atividade e na execução da regência, ressaltando que é necessário preparo dos professores para que efetivamente haja inclusão, e concluímos o quanto o “chão da sala de aula” é importante para o futuro docente, para que veja a necessidade de um planejamento que inclua a todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15959_TB6453_16102024110425.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA DOS SANTOS PANTOJA" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "juliana.pantoja@iemci.ufpa.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }