A medida provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016, em conjunto com a Lei nº 13.415/2017, instituiu uma política de fomento à implementação de escolas de ensino médio em tempo integral, promovendo alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Essa lei ficou, popularmente, conhecida como Novo Ensino Médio (NEM) e está sendo gradualmente implantada em todas as instituições de ensino. Diante desse contexto, este trabalho é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do primeiro autor, em conjunto com a Iniciação Científica. Frente a isso, aqui apresentaremos um fragmento, ainda em andamento, no qual, temos como objetivo analisar os efeitos dessas transformações na identidade profissional (IP) dos professores de matemática que atuam no NEM em Barra do Choça/BA. Como suporte teórico, estabeleceremos um diálogo, principalmente, com pesquisas que abordam o NEM e a construção da IP. Metodologicamente, optamos por realizar entrevistas semiestruturadas com os professores de matemática que atuam no contexto do NEM, visando conhecer suas percepções e experiências. Essa abordagem visa oferecer uma percepção crítica sobre os efeitos da implementação do NEM na IP dos educadores. Esperamos que os resultados nos possibilitem refletir sobre os impactos dessa política, que exerce influência direta na configuração das condições do trabalho docente e na prática pedagógica para o ensino e aprendizagem da matemática. Nesse cenário, os professores se encontram entre as diretrizes estabelecidas e a concretização delas, em outras palavras, no olho do furacão, o que impacta, significativamente, em sua IP, a partir de compreensões, concepções, emoções e comportamentos, fatores que, em conjunto, possibilitam que o sujeito desempenhe suas atividades diárias e, por consequência, cumpra seu ofício de educador.