A formação de leitores deve ser uma ação primária e prioritárias de todos os que fazem a educação. Vivemos um momento de transformação e desenvolvimento social, no qual deparamos com uma educação fragilizada com problemas de ensino e aprendizagem, devemos assegurar o conhecimento e os meios que promovam a capacidade de aprender, tendo como meio básico o pleno desenvolvimento da leitura e da escrita. Buscou-se à luz de estudiosos no tema como Ventura (2021), Maia (2027), Pereira (2013) e Vicenza (2018) apontar caminhos para a formação de leitores. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral apresentar as ações desenvolvidas no Projeto de incentivo à leitura “Formando Leitores, Despertando Escritores” desenvolvido pela Secretária Municipal de Educação de Pesqueira-PE, e como específicos, envolver as famílias nas práticas de leituras e produção escrita desenvolvidas na escola e promover a socialização dos trabalhos realizados e conhecimentos adquiridos através de feiras e eventos culturais desenvolvidas pela comunidade. Para desenvolvimento deste estudo foi adotado como procedimento metodológico uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritiva. A coleta de dados deu-se por meio de pesquisa de campo, utilizando como técnica de coleta de dados o questionário eletrônico pelo Google formulário. Os sujeitos participantes desta foram professores efetivos da rede municipal de ensino que participaram do projeto. Como resultado, verificou-se que o projeto teve uma avaliação positiva pelos professores e comunidade escolar, apontando para continuidade das ações desenvolvidas no projeto como práticas necessárias a formação leitores e do despertar novos escritores.