PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA: FORMANDO LEITORES, DESPERTANDO ESCRITORES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112648 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5364 "inscrito_id" => 10588 "titulo" => "PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA: FORMANDO LEITORES, DESPERTANDO ESCRITORES" "resumo" => "A formação de leitores deve ser uma ação primária e prioritárias de todos os que fazem a educação. Vivemos um momento de transformação e desenvolvimento social, no qual deparamos com uma educação fragilizada com problemas de ensino e aprendizagem, devemos assegurar o conhecimento e os meios que promovam a capacidade de aprender, tendo como meio básico o pleno desenvolvimento da leitura e da escrita. Buscou-se à luz de estudiosos no tema como Ventura (2021), Maia (2027), Pereira (2013) e Vicenza (2018) apontar caminhos para a formação de leitores. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral apresentar as ações desenvolvidas no Projeto de incentivo à leitura “Formando Leitores, Despertando Escritores” desenvolvido pela Secretária Municipal de Educação de Pesqueira-PE, e como específicos, envolver as famílias nas práticas de leituras e produção escrita desenvolvidas na escola e promover a socialização dos trabalhos realizados e conhecimentos adquiridos através de feiras e eventos culturais desenvolvidas pela comunidade. Para desenvolvimento deste estudo foi adotado como procedimento metodológico uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritiva. A coleta de dados deu-se por meio de pesquisa de campo, utilizando como técnica de coleta de dados o questionário eletrônico pelo Google formulário. Os sujeitos participantes desta foram professores efetivos da rede municipal de ensino que participaram do projeto. Como resultado, verificou-se que o projeto teve uma avaliação positiva pelos professores e comunidade escolar, apontando para continuidade das ações desenvolvidas no projeto como práticas necessárias a formação leitores e do despertar novos escritores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10588_TB5364_05062024104247.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ EDMILSON ZUZA DE MELO" "autor_nome_curto" => "Edmilson Zuza" "autor_email" => "professoredmilsonzuza@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112648 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5364 "inscrito_id" => 10588 "titulo" => "PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA: FORMANDO LEITORES, DESPERTANDO ESCRITORES" "resumo" => "A formação de leitores deve ser uma ação primária e prioritárias de todos os que fazem a educação. Vivemos um momento de transformação e desenvolvimento social, no qual deparamos com uma educação fragilizada com problemas de ensino e aprendizagem, devemos assegurar o conhecimento e os meios que promovam a capacidade de aprender, tendo como meio básico o pleno desenvolvimento da leitura e da escrita. Buscou-se à luz de estudiosos no tema como Ventura (2021), Maia (2027), Pereira (2013) e Vicenza (2018) apontar caminhos para a formação de leitores. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral apresentar as ações desenvolvidas no Projeto de incentivo à leitura “Formando Leitores, Despertando Escritores” desenvolvido pela Secretária Municipal de Educação de Pesqueira-PE, e como específicos, envolver as famílias nas práticas de leituras e produção escrita desenvolvidas na escola e promover a socialização dos trabalhos realizados e conhecimentos adquiridos através de feiras e eventos culturais desenvolvidas pela comunidade. Para desenvolvimento deste estudo foi adotado como procedimento metodológico uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritiva. A coleta de dados deu-se por meio de pesquisa de campo, utilizando como técnica de coleta de dados o questionário eletrônico pelo Google formulário. Os sujeitos participantes desta foram professores efetivos da rede municipal de ensino que participaram do projeto. Como resultado, verificou-se que o projeto teve uma avaliação positiva pelos professores e comunidade escolar, apontando para continuidade das ações desenvolvidas no projeto como práticas necessárias a formação leitores e do despertar novos escritores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10588_TB5364_05062024104247.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ EDMILSON ZUZA DE MELO" "autor_nome_curto" => "Edmilson Zuza" "autor_email" => "professoredmilsonzuza@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }