Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA: FORMANDO LEITORES, DESPERTANDO ESCRITORES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112648
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5364
    "inscrito_id" => 10588
    "titulo" => "PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA: FORMANDO LEITORES, DESPERTANDO ESCRITORES"
    "resumo" => "A formação de leitores deve ser uma ação primária e prioritárias de todos os que fazem a educação. Vivemos um momento de transformação e desenvolvimento social, no qual deparamos com uma educação fragilizada com problemas de ensino e aprendizagem, devemos assegurar o conhecimento e os meios que promovam a capacidade de aprender, tendo como meio básico o pleno desenvolvimento da leitura e da escrita. Buscou-se à luz de estudiosos no tema como Ventura (2021), Maia (2027), Pereira (2013) e Vicenza (2018) apontar caminhos para a formação de leitores. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral apresentar as ações desenvolvidas no Projeto de incentivo à leitura “Formando Leitores, Despertando Escritores” desenvolvido pela Secretária Municipal de Educação de Pesqueira-PE, e como específicos, envolver as famílias nas práticas de leituras e produção escrita desenvolvidas na escola e promover a socialização dos trabalhos realizados e conhecimentos adquiridos através de feiras e eventos culturais desenvolvidas pela comunidade. Para desenvolvimento deste estudo foi adotado como procedimento metodológico uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritiva. A coleta de dados deu-se por meio de pesquisa de campo, utilizando como técnica de coleta de dados o questionário eletrônico pelo Google formulário. Os sujeitos participantes desta foram professores efetivos da rede municipal de ensino que participaram do projeto. Como resultado, verificou-se que o projeto teve uma avaliação positiva pelos professores e comunidade escolar, apontando para continuidade das ações desenvolvidas no projeto como práticas necessárias a formação leitores e do despertar novos escritores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10588_TB5364_05062024104247.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ EDMILSON ZUZA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "Edmilson Zuza"
    "autor_email" => "professoredmilsonzuza@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112648
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5364
    "inscrito_id" => 10588
    "titulo" => "PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA: FORMANDO LEITORES, DESPERTANDO ESCRITORES"
    "resumo" => "A formação de leitores deve ser uma ação primária e prioritárias de todos os que fazem a educação. Vivemos um momento de transformação e desenvolvimento social, no qual deparamos com uma educação fragilizada com problemas de ensino e aprendizagem, devemos assegurar o conhecimento e os meios que promovam a capacidade de aprender, tendo como meio básico o pleno desenvolvimento da leitura e da escrita. Buscou-se à luz de estudiosos no tema como Ventura (2021), Maia (2027), Pereira (2013) e Vicenza (2018) apontar caminhos para a formação de leitores. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral apresentar as ações desenvolvidas no Projeto de incentivo à leitura “Formando Leitores, Despertando Escritores” desenvolvido pela Secretária Municipal de Educação de Pesqueira-PE, e como específicos, envolver as famílias nas práticas de leituras e produção escrita desenvolvidas na escola e promover a socialização dos trabalhos realizados e conhecimentos adquiridos através de feiras e eventos culturais desenvolvidas pela comunidade. Para desenvolvimento deste estudo foi adotado como procedimento metodológico uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritiva. A coleta de dados deu-se por meio de pesquisa de campo, utilizando como técnica de coleta de dados o questionário eletrônico pelo Google formulário. Os sujeitos participantes desta foram professores efetivos da rede municipal de ensino que participaram do projeto. Como resultado, verificou-se que o projeto teve uma avaliação positiva pelos professores e comunidade escolar, apontando para continuidade das ações desenvolvidas no projeto como práticas necessárias a formação leitores e do despertar novos escritores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10588_TB5364_05062024104247.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ EDMILSON ZUZA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "Edmilson Zuza"
    "autor_email" => "professoredmilsonzuza@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A formação de leitores deve ser uma ação primária e prioritárias de todos os que fazem a educação. Vivemos um momento de transformação e desenvolvimento social, no qual deparamos com uma educação fragilizada com problemas de ensino e aprendizagem, devemos assegurar o conhecimento e os meios que promovam a capacidade de aprender, tendo como meio básico o pleno desenvolvimento da leitura e da escrita. Buscou-se à luz de estudiosos no tema como Ventura (2021), Maia (2027), Pereira (2013) e Vicenza (2018) apontar caminhos para a formação de leitores. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral apresentar as ações desenvolvidas no Projeto de incentivo à leitura “Formando Leitores, Despertando Escritores” desenvolvido pela Secretária Municipal de Educação de Pesqueira-PE, e como específicos, envolver as famílias nas práticas de leituras e produção escrita desenvolvidas na escola e promover a socialização dos trabalhos realizados e conhecimentos adquiridos através de feiras e eventos culturais desenvolvidas pela comunidade. Para desenvolvimento deste estudo foi adotado como procedimento metodológico uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritiva. A coleta de dados deu-se por meio de pesquisa de campo, utilizando como técnica de coleta de dados o questionário eletrônico pelo Google formulário. Os sujeitos participantes desta foram professores efetivos da rede municipal de ensino que participaram do projeto. Como resultado, verificou-se que o projeto teve uma avaliação positiva pelos professores e comunidade escolar, apontando para continuidade das ações desenvolvidas no projeto como práticas necessárias a formação leitores e do despertar novos escritores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.