ENCONTROS E DESENCONTROS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE PRECONIZAM SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110665 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2521 "inscrito_id" => 9539 "titulo" => "ENCONTROS E DESENCONTROS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE PRECONIZAM SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO" "resumo" => "A pesquisa tem como objetivo principal analisar os Documentos Finais dos Encontros da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE – 2010 a 2018), o Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE), a Resolução CNE/CP Nº 02/2015 e a Resolução CNE/ CP N° 2/2019 que versam sobre as Diretrizes Curriculares para os cursos de Pedagogia, a fim de elencar e interpretar os pontos congruentes e incongruentes presentes nestes documentos que preconizam sobre a formação do pedagogo e profissionais da educação Para fundamentação teórica foram utilizadas algumas obras de Gadotti (1998), Libâneo (2001), Marchelli (2017), Saviani(1997). A concepção de pesquisa utilizada é qualitativa, na perspectiva Bibliográfica e Documental. A partir dos estudos e análise dos documentos foram construídas 4 categorias de análise, sendo elas: pesquisa na formação de professores; proposta de formação docente a distância; teoria e prática nos curso de licenciatura; valorização docente. A relevância desse trabalho é a análise consistente dos pontos congruentes e incongruentes presentes nas atuais Resoluções que estabelecem os rumos da formação inicial docente e nos Documentos Finais da ANFOPE sobre o percurso de formação de profissionais da educação. A pesquisa vem confirmar a importância de construir mecanismos consistentes para defender uma proposta de formação inicial e continuada que preza pelo rigor científico, pela qualidade na educação, pelos ideais de solidariedade humana e pela valorização dos profissionais da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9539_TB2521_08042024075606.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MINERVINA JOSELI ESPÍNDOLA REIS" "autor_nome_curto" => "MINERVINA" "autor_email" => "mjreis@uneb.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110665 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2521 "inscrito_id" => 9539 "titulo" => "ENCONTROS E DESENCONTROS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE PRECONIZAM SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO" "resumo" => "A pesquisa tem como objetivo principal analisar os Documentos Finais dos Encontros da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE – 2010 a 2018), o Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE), a Resolução CNE/CP Nº 02/2015 e a Resolução CNE/ CP N° 2/2019 que versam sobre as Diretrizes Curriculares para os cursos de Pedagogia, a fim de elencar e interpretar os pontos congruentes e incongruentes presentes nestes documentos que preconizam sobre a formação do pedagogo e profissionais da educação Para fundamentação teórica foram utilizadas algumas obras de Gadotti (1998), Libâneo (2001), Marchelli (2017), Saviani(1997). A concepção de pesquisa utilizada é qualitativa, na perspectiva Bibliográfica e Documental. A partir dos estudos e análise dos documentos foram construídas 4 categorias de análise, sendo elas: pesquisa na formação de professores; proposta de formação docente a distância; teoria e prática nos curso de licenciatura; valorização docente. A relevância desse trabalho é a análise consistente dos pontos congruentes e incongruentes presentes nas atuais Resoluções que estabelecem os rumos da formação inicial docente e nos Documentos Finais da ANFOPE sobre o percurso de formação de profissionais da educação. A pesquisa vem confirmar a importância de construir mecanismos consistentes para defender uma proposta de formação inicial e continuada que preza pelo rigor científico, pela qualidade na educação, pelos ideais de solidariedade humana e pela valorização dos profissionais da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9539_TB2521_08042024075606.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MINERVINA JOSELI ESPÍNDOLA REIS" "autor_nome_curto" => "MINERVINA" "autor_email" => "mjreis@uneb.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }