ENSINO E APRENDIZAGEM DE MODELOS ATÔMICOS ATRAVÉS DE MAQUETES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113334 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6377 "inscrito_id" => 16721 "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DE MODELOS ATÔMICOS ATRAVÉS DE MAQUETES" "resumo" => "O ensino de modelos atômicos é essencial para o aprendizado em química, pois a parti dele podemos apresentar aos alunos como o método cientifico se desenvolve, mostrando conceitos que podem levar ao educando a compreensão de como são realizadas as elaborações de conceitos científicos. Visto que, o ensino sobre modelos atômicos se não trabalhados de forma explicitas, levam ao educando uma interpretação equivocada do termo modelo, pois ao longo da história o que houve foi uma construção cientifica de como poderia ser constituída a matéria, ou seja, foi algo pensado e elaborado através de pesquisas, mas não algo visualizado e concreto. O objetivo do trabalho é introduzir nos alunos a compreensão de que modelos são criados para representar o pensamento cientifico. O presente estudo descreve uma atividade conceitual e prática realizada na disciplina de química na EEEP Sebastião Vasconcelos Sobrinho, em que foi proposta a elaboração de maquetes dos modelos atômicos produzidas pelos estudantes. O trabalho foi realizado a partir de três etapas, inicialmente a educadora mediou o conhecimento sobre cada modelo atômico desenvolvido ao longo da história, após o momento conceitual foi proposto aos alunos através de equipes, desenvolverem maquetes de cada modelo atômico, com o propósito de representar as características e pensamentos de cada cientista através da maquete. No terceiro momento, ocorreu a culminância das maquetes com os alunos apresentando suas características, e descrevendo como foi elaborado e pensado a construção das representações dos modelos atômicos. Portanto, essa atividade promoveu nos alunos o pensamento crítico a criatividade e a autonomia para construir a base do pensamento cientifico e internalizar o conceito de modelo na ciência, visto que cada protótipo é caraterístico especificas de cada grupo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16721_TB6377_05062024141157.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA VANESSA RIBEIRO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "vanessaribeiro89012@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113334 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6377 "inscrito_id" => 16721 "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DE MODELOS ATÔMICOS ATRAVÉS DE MAQUETES" "resumo" => "O ensino de modelos atômicos é essencial para o aprendizado em química, pois a parti dele podemos apresentar aos alunos como o método cientifico se desenvolve, mostrando conceitos que podem levar ao educando a compreensão de como são realizadas as elaborações de conceitos científicos. Visto que, o ensino sobre modelos atômicos se não trabalhados de forma explicitas, levam ao educando uma interpretação equivocada do termo modelo, pois ao longo da história o que houve foi uma construção cientifica de como poderia ser constituída a matéria, ou seja, foi algo pensado e elaborado através de pesquisas, mas não algo visualizado e concreto. O objetivo do trabalho é introduzir nos alunos a compreensão de que modelos são criados para representar o pensamento cientifico. O presente estudo descreve uma atividade conceitual e prática realizada na disciplina de química na EEEP Sebastião Vasconcelos Sobrinho, em que foi proposta a elaboração de maquetes dos modelos atômicos produzidas pelos estudantes. O trabalho foi realizado a partir de três etapas, inicialmente a educadora mediou o conhecimento sobre cada modelo atômico desenvolvido ao longo da história, após o momento conceitual foi proposto aos alunos através de equipes, desenvolverem maquetes de cada modelo atômico, com o propósito de representar as características e pensamentos de cada cientista através da maquete. No terceiro momento, ocorreu a culminância das maquetes com os alunos apresentando suas características, e descrevendo como foi elaborado e pensado a construção das representações dos modelos atômicos. Portanto, essa atividade promoveu nos alunos o pensamento crítico a criatividade e a autonomia para construir a base do pensamento cientifico e internalizar o conceito de modelo na ciência, visto que cada protótipo é caraterístico especificas de cada grupo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16721_TB6377_05062024141157.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA VANESSA RIBEIRO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "vanessaribeiro89012@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }