A língua é um instrumento social capaz de sofrer expansões a fim de acompanhar a evolução do mundo no qual os falantes estão inseridos. Por esse caráter dinâmico, o léxico, segundo Batista (2011), apresenta-se instável pois inova-se de acordo com as necessidades comunicativas que vão surgindo e precisam, desse modo, ser nomeadas pelos seus usuários. Esse caráter vivo da linguagem se evidencia no aparecimento, não raro, de novas palavras que surgem através de processos já existentes na língua (derivação, composição, hibridismo, onomatopeias) ampliando o acervo lexical. Essa criação voluntária ou oriunda da necessidade do falante, a qual será nosso objeto de estudo, denomina-se: neologismo. Logo, temos como objetivo descrever e analisar atividades de análise linguística com foco nos neologismos em materiais didático, especificamente, livros presentes nas escolas públicas do município de São João do Cariri- PB. O corpus deste trabalho é constituído por três livros didáticos aprovados pelo PNDL e utilizados como um dos principais recursos nas aulas de Língua Portuguesa, em um recorte temporal de 2018 e 2022. Nossa análise caracteriza-se por uma abordagem de natureza qualitativa, descritiva, explicativa e bibliográfica (GIL, 2008). Quanto ao embasamento teórico, filiamo-nos ao que preconiza o PCN (1998) e a BNCC (2017), além das contribuições teóricas de Cunha (1982), Correia (1998), Carvalho (2006), Basílio (2004), Kehdi (2007), Batista (2011), entre outros.