O presente trabalho aborda a Formação de Professores no Ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental com enfoque no uso de Experimentos, fomentado, desta forma, as possibilidades de contextualização e sistematização do conhecimento, permitindo que o aluno assuma um papel central sendo o protagonista de sua aprendizagem, tendo o professor como mediador. Com a evolução do perfil dos estudantes, impulsionada pelo advento das novas tecnologias, o papel do professor também precisa se adaptar buscando reformular práticas pedagógicas que despertem o interesse e a curiosidade dos alunos pela ciência, favorecendo discussões. Com o uso da experimentação, os alunos têm a possibilidade e a oportunidade de vivenciar conceitos teóricos de forma prática, o que pode facilitar a compreensão do conhecimento. Além disso, a experimentação possibilita o desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a resolução de problemas, essenciais para a formação integral dos estudantes. A análise inicial dos dados coletados durante a pesquisa revelou uma aceitação positiva por parte dos professores em relação ao uso de experimentos de baixo custo no ensino de ciências. Os professores destacaram a eficácia dessas atividades em engajar os alunos e tornar as aulas mais interessantes e significativas. Além disso os professores estão observando um aumento no interesse pela disciplina de Ciências. Muitos professores expressam a necessidade de maior apoio das instituições e investimento em materiais didáticos específicos para a implementação bem-sucedida dessa metodologia. O uso de experimentos de baixo custo pode ser uma estratégia promissora para melhorar a qualidade do ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. É necessário que políticas educacionais e programas de formação continuada de professores incorporem o incentivo e a capacitação para o uso efetivo dessa abordagem pedagógica.