TEATRO DE SOMBRAS: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA FRUIÇÃO A PARTIR DE UM CONTO DE TRADIÇÃO AFRICANA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112578 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5265 "inscrito_id" => 4195 "titulo" => "TEATRO DE SOMBRAS: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA FRUIÇÃO A PARTIR DE UM CONTO DE TRADIÇÃO AFRICANA" "resumo" => "Trabalhar o letramento literário, envolvendo os estudantes numa prática leitora, tendo como base o espaço da biblioteca, em um momento atual em que o apelo digital tem distraído demais os estudantes, a leitura do texto literário em um espaço silencioso tem sido um um grande desafio. Entretanto, a utilização da criatividade aguçada dos estudantes do 6º ano, atrelada aos projetos desenvolvidos em parceria com o ensino de Língua Portuguesa e a biblioteca escolar têm contribuído para envolver os estudantes em práticas leitoras que os possibilite desenvolver o senso estético para a usufruto da obra literária, como propõe a Base Nacional Comum Curricular em suas Competências Específicas para o ensino da língua. A leitura é uma oportunidade de criação. Objetivando a leitura do texto literário e o conhecimento de uma obra que relata um conto da tradição oral africana, propomos uma atividade interdisciplinar unindo a disciplina de língua portuguesa, com a biblioteca escolar. O projeto foi desenvolvido em uma escola da rede municipal de Fortaleza, que atende estudantes do ensino fundamental anos finais. O público-alvo da atividade foram os estudantes do 6º ano. A obra com a qual desenvolvemos o projeto é intitulada “O homem da árvore na cabeça”, de Celso Sisto. Os estudantes desenvolveram um teatro de sombras a partir da leitura da obra. Entendemos que essa foi uma experiência interdisciplinar exitosa, pois os estudantes entenderam a leitura do texto literário como fruição, se sentiram incentivados a ler, conheceram costumes da cultura africana e passaram a valorizar mais o espaço da biblioteca." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4195_TB5265_17102024204941.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARLA DO NASCIMENTO SILVA XEREZ" "autor_nome_curto" => "Darla Xerez" "autor_email" => "darlaxerez@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112578 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5265 "inscrito_id" => 4195 "titulo" => "TEATRO DE SOMBRAS: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA FRUIÇÃO A PARTIR DE UM CONTO DE TRADIÇÃO AFRICANA" "resumo" => "Trabalhar o letramento literário, envolvendo os estudantes numa prática leitora, tendo como base o espaço da biblioteca, em um momento atual em que o apelo digital tem distraído demais os estudantes, a leitura do texto literário em um espaço silencioso tem sido um um grande desafio. Entretanto, a utilização da criatividade aguçada dos estudantes do 6º ano, atrelada aos projetos desenvolvidos em parceria com o ensino de Língua Portuguesa e a biblioteca escolar têm contribuído para envolver os estudantes em práticas leitoras que os possibilite desenvolver o senso estético para a usufruto da obra literária, como propõe a Base Nacional Comum Curricular em suas Competências Específicas para o ensino da língua. A leitura é uma oportunidade de criação. Objetivando a leitura do texto literário e o conhecimento de uma obra que relata um conto da tradição oral africana, propomos uma atividade interdisciplinar unindo a disciplina de língua portuguesa, com a biblioteca escolar. O projeto foi desenvolvido em uma escola da rede municipal de Fortaleza, que atende estudantes do ensino fundamental anos finais. O público-alvo da atividade foram os estudantes do 6º ano. A obra com a qual desenvolvemos o projeto é intitulada “O homem da árvore na cabeça”, de Celso Sisto. Os estudantes desenvolveram um teatro de sombras a partir da leitura da obra. Entendemos que essa foi uma experiência interdisciplinar exitosa, pois os estudantes entenderam a leitura do texto literário como fruição, se sentiram incentivados a ler, conheceram costumes da cultura africana e passaram a valorizar mais o espaço da biblioteca." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4195_TB5265_17102024204941.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARLA DO NASCIMENTO SILVA XEREZ" "autor_nome_curto" => "Darla Xerez" "autor_email" => "darlaxerez@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }