Trabalhar o letramento literário, envolvendo os estudantes numa prática leitora, tendo como base o espaço da biblioteca, em um momento atual em que o apelo digital tem distraído demais os estudantes, a leitura do texto literário em um espaço silencioso tem sido um um grande desafio. Entretanto, a utilização da criatividade aguçada dos estudantes do 6º ano, atrelada aos projetos desenvolvidos em parceria com o ensino de Língua Portuguesa e a biblioteca escolar têm contribuído para envolver os estudantes em práticas leitoras que os possibilite desenvolver o senso estético para a usufruto da obra literária, como propõe a Base Nacional Comum Curricular em suas Competências Específicas para o ensino da língua. A leitura é uma oportunidade de criação. Objetivando a leitura do texto literário e o conhecimento de uma obra que relata um conto da tradição oral africana, propomos uma atividade interdisciplinar unindo a disciplina de língua portuguesa, com a biblioteca escolar. O projeto foi desenvolvido em uma escola da rede municipal de Fortaleza, que atende estudantes do ensino fundamental anos finais. O público-alvo da atividade foram os estudantes do 6º ano. A obra com a qual desenvolvemos o projeto é intitulada “O homem da árvore na cabeça”, de Celso Sisto. Os estudantes desenvolveram um teatro de sombras a partir da leitura da obra. Entendemos que essa foi uma experiência interdisciplinar exitosa, pois os estudantes entenderam a leitura do texto literário como fruição, se sentiram incentivados a ler, conheceram costumes da cultura africana e passaram a valorizar mais o espaço da biblioteca.