A educação infantil, primeira etapa da educação Básica, vem desempenhando um papel fundamental e indispensável, superando-se para além da questão assistencialista, como era vista durante muito tempo, e firmando-se como parte essencial do Ensino Escolar, vivendo tempos de importantes debates e movimentações. Em vista disso, o presente artigo tratará da compreensão do papel da Educação Infantil, considerando sua importância no processo da formação humana e na construção de sujeitos autônomos, a partir de pesquisas qualitativas e bibliográficas para apoio teórico, analisando a criança no espaço educacional e trazendo didáticas inovadoras nessa etapa, afim de demonstrar sua significância e suas contribuições no desenvolvimento integral da criança para a sociedade atual. Para tanto, a partir dos fundamentos teóricos da educação e da psicologia, que defendem essa etapa da educação básica, como a mais importante a ser vivenciada pela criança, trazendo significado e sentido para a educação e o ensino como um todo, levantando reflexões e discussões sobre o tema. Portanto, os resultados encontrados indicam práticas e metodologias que valorizam, respeitam e consagram essa etapa, assim como, a criança como sendo parte do processo, sendo ativo e sujeito de direitos e deveres, destacando a absoluta importância e o real papel da Educação Infantil.