O RACISMO E A EXCLUSÃO SOCIAL DOS JOVENS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111486 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3684 "inscrito_id" => 11944 "titulo" => "O RACISMO E A EXCLUSÃO SOCIAL DOS JOVENS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA" "resumo" => "O racismo é presente nas instituições sociais brasileiras, sendo representadas através de ações excludentes e expressões que desfavorecem as pessoas pela cor da sua pele ou outras características físicas. Os jovens negros são marcados pelos desafetos e exclusões provenientes de uma cultura eurocentrada, minimizando os seus saberes e a sua história. Compreendemos que alguns avanços ocorreram para reduzir as ações racistas e excludentes no contexto educacional, como: a existência da lei 10.639/2003, a lei 12.711/ 2012, a lei 11.645/ 2008, a lei 14.532 (inclui a injúria racial na Lei de Crimes Raciais). Desta maneira, este trabalho tem como objetivo geral: Analisar a configuração do racismo na construção da exclusão social do jovem brasileiro nas escolas. Para alcançar o objetivo pretendido, primeiramente pesquisamos trabalhos acadêmicos, documentos e legislações educacionais que dialogam sobre o racismo e o processo de exclusão da juventude brasileira, bem como nos fundamentaremos teoricamente nas obras dos autores Moura (1988), Munanga (1996), Gomes (2005), Fanon (2008), Dayrell (2007). E em seguida, identificamos e argumentamos sobre alguns fatores que marginalizam a juventude brasileira. Diante dos resultados obtidos, compreendemos que mesmo com os avanços legais no cenário social e educativo ainda é pertinente a existência de ações, práticas e vivências racistas que excluem os jovens negros das instituições de ensino. Assim, a evasão desses jovens do ambiente escolar pode ser reflexo da desarticulação das práticas pedagógicas com as suas necessidades e anseios. E também pela ausência da aplicabilidade das leis que asseguram trabalhar a cultura, a história, as artes e os fazeres afrodescendentes nas instituições de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11944_TB3684_08042024234557.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON GOMES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "PROF GOMES" "autor_email" => "jefersonsousa@bjs.uespi.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111486 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3684 "inscrito_id" => 11944 "titulo" => "O RACISMO E A EXCLUSÃO SOCIAL DOS JOVENS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA" "resumo" => "O racismo é presente nas instituições sociais brasileiras, sendo representadas através de ações excludentes e expressões que desfavorecem as pessoas pela cor da sua pele ou outras características físicas. Os jovens negros são marcados pelos desafetos e exclusões provenientes de uma cultura eurocentrada, minimizando os seus saberes e a sua história. Compreendemos que alguns avanços ocorreram para reduzir as ações racistas e excludentes no contexto educacional, como: a existência da lei 10.639/2003, a lei 12.711/ 2012, a lei 11.645/ 2008, a lei 14.532 (inclui a injúria racial na Lei de Crimes Raciais). Desta maneira, este trabalho tem como objetivo geral: Analisar a configuração do racismo na construção da exclusão social do jovem brasileiro nas escolas. Para alcançar o objetivo pretendido, primeiramente pesquisamos trabalhos acadêmicos, documentos e legislações educacionais que dialogam sobre o racismo e o processo de exclusão da juventude brasileira, bem como nos fundamentaremos teoricamente nas obras dos autores Moura (1988), Munanga (1996), Gomes (2005), Fanon (2008), Dayrell (2007). E em seguida, identificamos e argumentamos sobre alguns fatores que marginalizam a juventude brasileira. Diante dos resultados obtidos, compreendemos que mesmo com os avanços legais no cenário social e educativo ainda é pertinente a existência de ações, práticas e vivências racistas que excluem os jovens negros das instituições de ensino. Assim, a evasão desses jovens do ambiente escolar pode ser reflexo da desarticulação das práticas pedagógicas com as suas necessidades e anseios. E também pela ausência da aplicabilidade das leis que asseguram trabalhar a cultura, a história, as artes e os fazeres afrodescendentes nas instituições de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11944_TB3684_08042024234557.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON GOMES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "PROF GOMES" "autor_email" => "jefersonsousa@bjs.uespi.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }