ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DOS BLOCOS DE CONTEÚDOS TEMÁTICOS NO PLANEJAMENTO DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113858 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7109 "inscrito_id" => 4668 "titulo" => "ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DOS BLOCOS DE CONTEÚDOS TEMÁTICOS NO PLANEJAMENTO DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "As concepções de Educação Física Escolar (EFE) construídas historicamente no Brasil divergem ao pensar a prática pedagógica do componente curricular, dando enfoque às práticas corporais, às capacidades físicas e motoras etc. Entendendo os desafios de uma práxis convergente — com ênfase nas dinâmicas da cultura, do corpo, do movimento e do ambiente — tratando da aproximação das concepções para uma identidade específica à área, este trabalho resulta da observação de um estagiário das estratégias no planejamento e na práxis pedagógica de um professor de EFE — da rede pública municipal de Fortaleza — no ensino fundamental I. Os desafios envolvem a sistematização de conhecimentos na EFE a partir dos seguintes blocos de conteúdos temáticos: Elementos culturais; Aspectos (inter)pessoais; Movimentos; e demandas ambientais. Dessa forma, o objetivo deste estudo é discutir sobre a complexidade em elaborar um plano de aula, de maneira que diferentes proposições teórico-metodológicas da EFE sejam inter relacionadas, partindo de reflexões durante o estágio supervisionado na licenciatura em educação física. Trata-se de uma pesquisa com caráter qualitativo, em formato de relato de experiência, com destaque para os desafios compreendidos desde o planejamento à realização das aulas. Assim, a partir das análises feitas durante as aulas, concluímos que a estratégia relatada possibilita uma abordagem (auto)crítica e coerente com as realidades que os/as estudantes vivenciam, proporcionando uma aproximação entre essas realidades situadas e os conteúdos, como também da garantia do acesso à educação física em sua especificidade construída historicamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4668_TB7109_30092024230153.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HARISSON SILVA DO NASCIMNTO" "autor_nome_curto" => "HARISSON" "autor_email" => "nascimentoharisson231@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113858 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7109 "inscrito_id" => 4668 "titulo" => "ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DOS BLOCOS DE CONTEÚDOS TEMÁTICOS NO PLANEJAMENTO DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "As concepções de Educação Física Escolar (EFE) construídas historicamente no Brasil divergem ao pensar a prática pedagógica do componente curricular, dando enfoque às práticas corporais, às capacidades físicas e motoras etc. Entendendo os desafios de uma práxis convergente — com ênfase nas dinâmicas da cultura, do corpo, do movimento e do ambiente — tratando da aproximação das concepções para uma identidade específica à área, este trabalho resulta da observação de um estagiário das estratégias no planejamento e na práxis pedagógica de um professor de EFE — da rede pública municipal de Fortaleza — no ensino fundamental I. Os desafios envolvem a sistematização de conhecimentos na EFE a partir dos seguintes blocos de conteúdos temáticos: Elementos culturais; Aspectos (inter)pessoais; Movimentos; e demandas ambientais. Dessa forma, o objetivo deste estudo é discutir sobre a complexidade em elaborar um plano de aula, de maneira que diferentes proposições teórico-metodológicas da EFE sejam inter relacionadas, partindo de reflexões durante o estágio supervisionado na licenciatura em educação física. Trata-se de uma pesquisa com caráter qualitativo, em formato de relato de experiência, com destaque para os desafios compreendidos desde o planejamento à realização das aulas. Assim, a partir das análises feitas durante as aulas, concluímos que a estratégia relatada possibilita uma abordagem (auto)crítica e coerente com as realidades que os/as estudantes vivenciam, proporcionando uma aproximação entre essas realidades situadas e os conteúdos, como também da garantia do acesso à educação física em sua especificidade construída historicamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4668_TB7109_30092024230153.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HARISSON SILVA DO NASCIMNTO" "autor_nome_curto" => "HARISSON" "autor_email" => "nascimentoharisson231@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }