GESTÃO DA QUALIDADE APLICADA À COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UM ESTUDO COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114192 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7571 "inscrito_id" => 3203 "titulo" => "GESTÃO DA QUALIDADE APLICADA À COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UM ESTUDO COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "O desenvolvimento da leitura e da escrita são competências intrínsecas ao ambiente de trabalho; que por sua vez, se manifestam na comunicação empresarial. Nessa prossecução, uma má comunicação acarreta retrabalhos, prejuízos e desgastes__tanto materiais, quanto emocionais__, pois, o indivíduo que não possui o domínio dessas competências não se comunica de forma eficiente no ambiente laboral. Nesse sentido, a comunicação empresarial é representada de diversas maneiras, muito mais do que a mensagem repassada de emissor para receptor. É um recurso de gestão, planejamento e organização do trabalho, que reflete diretamente na qualidade na empresa. Diante do exposto, justifica-se este estudo em virtude da necessidade de pesquisa, produção e extensão sobre a aplicação de ferramentas da qualidade na elaboração de documentos empresariais, visando a melhoria contínua. A partir desse prisma, a pesquisa foi realizada na cidade de São Luís-MA, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI, no ano de 2024, com alunos do curso profissionalizante de Gestão Administrativa. Tendo como objetivo principal aplicar ferramentas da qualidade para a produção de documentos empresariais. No geral, 24 alunos participaram da abordagem respondendo a questionários com perguntas abertas e fechadas. As ferramentas da qualidade utilizadas foram: o ciclo PDCA e o Checklist. Os documentos empresariais usados para a elaboração do planejamento e prática de foram: ofício, memorando, cartas comerciais, procuração, declaração, solicitação de compras e relatório simples. Trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, de natureza aplicada e característica explicativa. Infere-se; portanto, que elementos da Gestão da Qualidade quando inseridos em um contexto educacional, promovem uma Aprendizagem Significativa na educação para futuros profissionais, ocasionando o que determina a indissociabilidade entre a teoria e a prática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID3203_TB7571_11062024151022.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE KÁSSIA SANTOS CAMARA" "autor_nome_curto" => "RITA CAMARA" "autor_email" => "ritacamara28@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114192 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7571 "inscrito_id" => 3203 "titulo" => "GESTÃO DA QUALIDADE APLICADA À COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UM ESTUDO COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "O desenvolvimento da leitura e da escrita são competências intrínsecas ao ambiente de trabalho; que por sua vez, se manifestam na comunicação empresarial. Nessa prossecução, uma má comunicação acarreta retrabalhos, prejuízos e desgastes__tanto materiais, quanto emocionais__, pois, o indivíduo que não possui o domínio dessas competências não se comunica de forma eficiente no ambiente laboral. Nesse sentido, a comunicação empresarial é representada de diversas maneiras, muito mais do que a mensagem repassada de emissor para receptor. É um recurso de gestão, planejamento e organização do trabalho, que reflete diretamente na qualidade na empresa. Diante do exposto, justifica-se este estudo em virtude da necessidade de pesquisa, produção e extensão sobre a aplicação de ferramentas da qualidade na elaboração de documentos empresariais, visando a melhoria contínua. A partir desse prisma, a pesquisa foi realizada na cidade de São Luís-MA, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI, no ano de 2024, com alunos do curso profissionalizante de Gestão Administrativa. Tendo como objetivo principal aplicar ferramentas da qualidade para a produção de documentos empresariais. No geral, 24 alunos participaram da abordagem respondendo a questionários com perguntas abertas e fechadas. As ferramentas da qualidade utilizadas foram: o ciclo PDCA e o Checklist. Os documentos empresariais usados para a elaboração do planejamento e prática de foram: ofício, memorando, cartas comerciais, procuração, declaração, solicitação de compras e relatório simples. Trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, de natureza aplicada e característica explicativa. Infere-se; portanto, que elementos da Gestão da Qualidade quando inseridos em um contexto educacional, promovem uma Aprendizagem Significativa na educação para futuros profissionais, ocasionando o que determina a indissociabilidade entre a teoria e a prática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID3203_TB7571_11062024151022.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE KÁSSIA SANTOS CAMARA" "autor_nome_curto" => "RITA CAMARA" "autor_email" => "ritacamara28@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }