Com intuito de discutir o Novembro Negro na Escola, desenvolveu-se uma sequência de trabalho, articulando as aulas de Língua Portuguesa, Artes, Ensino Religioso e os encontros do Projeto “Dia a Dia, Lado a Lado”, focadas no combate do racismo na Escola e no diálogo entre identidade, ancestralidade, memória, cultura e protagonismo nas produções artísticas negras. A proposta de trabalhar o tema de forma simultânea nas aulas das disciplinas regulares e no projeto no contraturno consistiu em gerar um aprofundamento temático nos alunos através da constância e da recorrência das discussões, assim o processo de aprendizagem poderia se construir de forma mais orgânica e otimizada. Assim, foram desenvolvidas atividades para estimular a reflexão sobre o tema e incentivar o protagonismo dos alunos, sendo algumas delas: produções textuais sobre o combate ao racismo, elaboração de propostas de ações para o combate do racismo na escola, rodadas musicais com músicas de artistas negros, rodas de conversas sobre filmes com protagonismo negro e a construção da árvore genealógica para conhecer a história da família e incentivar o resgate da ancestralidade, cartazes sobre o da Consciência Negra e combate ao Racismo na Escola. Para isso, utilizou-se o conceito de elaboração de sequência didática de Schneuwly e Dolz (2004), as discussões de Bárbara Carine Pinheiro (2023) sobre Educação Antirracista, as elaborações de Irandé Antunes (2003) sobre como trabalhar os eixos da linguagem de forma dinâmica e contextualizada e as reflexões de Paulo Freire (1968) por uma identidade docente que entenda a educação como uma ferramenta transformadora. Como culminância da ação, construiu-se, em novembro de 2023, a 1ª Amostra Criativa Contra o Racismo na Escola, com uma exposição das produções, cartazes e propostas desenvolvidas pelos alunos dos Anos Finais da Escola Maria Corina Moura Arruda em Caucaia/CE, sob orientação das professoras ensinas Jaqueline Ciriaco e Jéssica Queiroz.