A metodologia STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics) tem como objetivo promover uma formação interdisciplinar, visando um currículo integrado e diversificado para proporcionar um modelo de ensino dinâmico. Seu foco está na promoção do pensamento crítico, resolução de problemas e habilidades de colaboração entre os alunos, destacando a aplicação dessas disciplinas em um contexto do mundo real para impulsionar a inovação e preparar a próxima geração de cientistas e engenheiros. Ao romper com as fronteiras disciplinares tradicionais, a metodologia STEM incentiva experiências de aprendizagem práticas baseadas na investigação, com aplicação de princípios científicos, oferecendo uma estrutura valiosa para melhorar o aprendizado dos alunos, e permitindo uma compreensão mais profunda das conexões do mundo real com os conceitos científicos. Na Química, a metodologia STEM se destaca, uma vez que essa área do conhecimento lida com o mundo microscópico das estruturas atômicas e moleculares, frequentemente desafiando os alunos na compreensão de conteúdos abstratos e no estabelecimento de relações com o mundo macroscópico. Trabalhar essa metodologia em aulas dinâmicas, incluindo jogos, experimentos e discussões de notícias relevantes, pode despertar o interesse dos alunos, levando-os a participar ativamente na construção do conhecimento. Neste aspecto, o presente trabalho propõe o emprego da metodologia STEM na disciplina de Química, mais especificamente no conteúdo de Cinética Química, tecendo relações e experimentações com diferentes profissões e suas aplicações no cotidiano. A abordagem interdisciplinar demonstrou ser enriquecedora, permitindo aos alunos compreender que os conceitos de Cinética Química estão presentes em suas vidas diárias e em diversas profissões, ampliando sua percepção sobre a relevância desses conhecimentos.