Este trabalho visa apresentar, discutir, divulgar e exemplificar uma proposta didática para a vivência dos Esportes Radicais no ambiente escolar. A abordagem foi direcionada às turmas do 3º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação João XXIII – UFJF, sendo esse conteúdo explorado no segundo semestre de 2023, em colaboração entre o professor substituto e estagiárias. Partindo de uma abordagem metodológica baseada na Pedagogia Histórico- Crítica, para implementar o conteúdo de Esportes Radicais, foi organizada uma gincana como ferramenta pedagógica. A estratégia adotada teve como objetivo promover práticas cooperativas, trabalho em equipe, autocontrole e explorar diversas dimensões (social, política, econômica, ética, conceitual, histórica, cultural e prática) associadas aos Esportes Radicais. As atividades propostas incluíram a vivência das seguintes modalidades: a) Skate, patins, e carrinho de rolimã; b) Paintball; c) Slackline; d) Le Parkour. Ao longo das aulas, observamos que os estudantes possuíam um bom conhecimento teórico sobre os Esportes Radicais, mas enfrentam desafios na execução prática. As adaptações necessárias para a realização das modalidades durante as aulas trouxeram elementos positivos, como descontração, cooperação e trabalho em grupo, que enriqueceram o processo de ensino e aprendizagem. Tanto para o professor quanto para as estagiárias, a aplicação deste conteúdo, embora desafiador, ampliou as possibilidades de explorar a Cultura Corporal nas escolas. Esse processo contribuiu significativamente para uma educação crítica, dialética e emancipatória, proporcionando aos alunos uma experiência prática e teórica mais ampla e enriquecedora. Ao final do projeto, ficou claro que a introdução dos Esportes Radicais no currículo escolar não só é possível, como também benéfica, pois incentiva os alunos a desenvolverem habilidades diversas e a refletirem sobre as múltiplas dimensões envolvidas nessas práticas esportivas. A experiência demonstrou que é viável integrar atividades físicas não convencionais no contexto escolar, contribuindo para uma formação mais completa e crítica dos estudantes..