DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE DO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA - MG
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O estudo está ancorado nos pressupostos da teoria histórico-cultural de Vigotski e na perspectiva dialógico-discursiva de Bakhtin, que dão centralidade ao papel da linguagem na constituição dos sujeitos. A questão que orienta essa investigação é “Como ocorreu a implementação do curso Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI 2022-23) em Juiz de Fora?”. Essa edição do curso se constituiu como uma política de formação da rede municipal voltada às professoras de Educação Infantil, em consonância com a proposta curricular e pedagógica para a educação básica do município. O objetivo do curso foi oferecer subsídios teórico-práticos para qualificar o trabalho com bebês e crianças, especialmente no que tange à oralidade, à leitura e à escrita em creches e pré-escolas. Trata-se de uma ação que integra a política de formação da Secretaria de Educação, realizada em parceria com as universidades públicas, UFMG e UFJF. 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