Este artigo explora o processo de leitura e compreensão de textos sob a ótica interacional da linguagem. O ato de ler vai além da decodificação de palavras, envolvendo uma interação dinâmica entre o leitor, o texto e o contexto sociocultural, nesta perspectiva, a compreensão é construída através de uma troca contínua entre o leitor e o texto, influenciada por suas experiências prévias, conhecimentos de mundo e interpretações individuais. Abordamos também a importância do diálogo entre leitores, onde diferentes pontos de vista e interpretações enriquecem a compreensão coletiva do texto, baseados nos estudos de Kleiman (2002), Koch e Elias (2017). Destacamos a relevância da interação verbal e não verbal, bem como do contexto comunicativo, na construção do significado durante o processo de leitura. Além disso, discutimos a importância de estratégias de leitura ativa, como fazer perguntas, fazer conexões com experiências pessoais e buscar pistas contextuais, para aprofundar a compreensão do texto. Ao considerar a leitura como um ato interacional, reconhecemos que a interpretação de um texto é moldada pela interação dinâmica entre o leitor e o texto, bem como pelo contexto em que essa interação ocorre, portanto, promover uma abordagem interativa da leitura não só melhora a compreensão individual, mas também enriquece a compreensão coletiva por meio do diálogo e da troca de ideias entre os leitores, essa perspectiva amplia nossa compreensão do processo de leitura, destacando sua natureza social e dinâmica.