Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO LABMAKER E IMPRESSÃO 3D PARA AUXILIAR À INCLUSÃO ESCOLAR

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A proposta deste trabalho é utilizar o Laboratório Make), mas especificamente impressão 3D para produzir materiais de apoio pedagógico de baixo custo para pessoas com deficiência (PCD). Um dos desafios da Educação inclusiva é a falta de materiais de apoio, e ainda outro fator com cada deficiência tem sua especificidade não é possível criar padrões ou kits prontos, mas desenvolver técnicas e uma biblioteca acessível objetiva desenvolver e adaptar objetos e recursos adequados e eficazes para as especificidades dos estudantes. A impressora 3D permite produzir produtos táteis, visuais e acessíveis de forma rápida e econômica. Utilizando materiais baratos e impressão, é ainda possível criar materiais educativos acessíveis e adaptados às reais necessidades dos alunos. A impressora 3D que utilizam permite produzir produtos de difícil acesso por preços altos ou mesmo por falta destes no mercado. Os principais resultados incluem placas em Braille, apoiador para lápis, criação de objetos educacionais como impressão de relevos, texturas, ângulos e formas geométricas, planetários, mapas 3D, e toda gama de materiais promovendo a inclusão educacional. Além disso, a utilização destes materiais didáticos contribui para o desenvolvimento cognitivo, emocional e físico dos alunos, incentiva a participação ativa nas atividades escolares e promove uma educação inclusiva e equitativa. Assim, este trabalho destaca o potencial do uso do laboratório Maker e tecnologia de impressão 3D como uma ferramenta acessível e eficaz para a criação de materiais educacionais personalizados e acessíveis, beneficiando diretamente a educação e o bem-estar de pessoas com necessidades especiais enfatizando sua inclusão.

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