RESUMO A gestão adequada dos resíduos sólidos permite prevenir catástrofes como deslizamentos e inundações e é um tema que deve ser abordado desde a educação infantil, para formar crianças conscientes e engajadas na preservação do meio ambiente desde a primeira infância. Uma das abordagens pode ser o pensamento computacional, que é um recurso que habilita as crianças a resolver problemas. Para entender o que os pesquisadores estão publicando em teses e dissertações e ampliar o repertório bibliográfico sobre os temas, o presente artigo tem por objetivo apresentar um levantamento bibliográfico que trate de práticas sobre resíduos sólidos na educação infantil, mais especificamente com a abordagem do pensamento computacional. Como método de investigação foi utilizado o estado da questão com as palavras chaves “resíduos sólidos”, “educação infantil” e “pensamento computacional”. O levantamento de dados foi feito no site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do IBICT e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Em uma pesquisa inicial em ambas as bases, nenhum trabalho foi retornado considerando os três termos de busca. Assim, utilizamos apenas “resíduos sólidos” e “educação infantil”, de modo a identificar outras abordagens sobre o tema, resultando em quatro trabalhos científicos. Esses estudos apresentam uma pesquisa direcionada à formação de professores, duas às crianças e uma de análise de livros paradidáticos e permitiram identificar os principais autores que fundamentam os temas e analisar práticas educativas diversas. Nenhum dos trabalhos mencionou o pensamento computacional como uma abordagem possível. Assim, a pesquisa evidencia a necessidade de ampliar e explorar abordagens educativas e inovadoras utilizando o pensamento computacional de modo a criar recursos que possam informar sobre como a gestão correta dos resíduos sólidos pode contribuir na redução de seus impactos ambientais e, efetivamente, educar sobre a necessidade do cuidado com o meio ambiente, reduzindo, reutilizando e reciclando.