O uso da audiodescrição emerge como uma ferramenta essencial na promoção da acessibilidade na educação especial, especialmente para alunos com deficiências visuais. Este estudo investiga as investiga a implementação da audiodescrição como uma abordagem inclusiva na Educação. Exploraremos seu impacto na promoção do acesso igualitário ao conteúdo educacional, bem como sua eficácia na melhoria da compreensão e participação dos alunos com deficiência visual nas atividades educacionais. Além disso, examinaremos os desafios e as melhores práticas associadas à integração da audiodescrição no ambiente educacional inclusivo. Por meio de uma revisão sistemática da literatura, analisamos as políticas educacionais de acessibilidade, a eficácia da formação de professores e o uso da audiodescrição na educação especial. Observamos que a audiodescrição não apenas facilita o acesso dos alunos com deficiência visual aos conteúdos visuais, mas também promove sua participação ativa e seu desenvolvimento acadêmico. Os objetivos deste estudo são analisar o papel das políticas educacionais de acessibilidade na promoção da inclusão de alunos com necessidades especiais, avaliar a eficácia da formação de professores para o atendimento educacional especializado e explorar o uso da audiodescrição como estratégia inclusiva na educação especial. Concluímos que a audiodescrição desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão e igualdade de oportunidades na educação, mas sua eficácia depende da formação adequada dos professores e da implementação de políticas educacionais inclusivas. Investir na formação contínua dos professores e na disseminação da audiodescrição como prática pedagógica é essencial para garantir uma educação acessível e de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas habilidades visuais.