O ensino de química nas instituições educacionais ainda acontece por meio de transmissões de informações, na qual, o aluno apenas memoriza as teorias e não compreende as suas devidas aplicabilidades práticas na sociedade. Segundo as argumentações de Sousa (2019), os esforços dos estudantes não necessariamente são suficientes em relação ao aprendizado de um determinado assunto, para que a aprendizagem do estudante seja significativa, o aluno deve aprender de forma geométrica e não aritmética através das diversidades metodológicas do professor, visando causar espanto dos alunos em relação aos conteúdos de química. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo descrever as possibilidades didático-pedagógicas para o ensino de reações químicas e balanceamento de equações em duas turmas de 2º ano do ensino médio em uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP), no município de Boa Viagem-CE. A pesquisa básica, do tipo descritiva e de abordagem qualitativa, acompanhou o percurso didático-metodológico utilizado por um professor de Química em suas aulas. De início, houve a observação e o registro dos aspectos predominantes do planejamento da Área de Ciências da Natureza para as aulas de reações e balanceamentos químicos. Na sequência, ocorreu o acompanhamento da execução das aulas planejadas, mapeamento dos recursos utilizados pelo professor. Após análise dos dados, foi possível aferir que a diversificação de recursos e de práticas pedagógicas utilizadas pelo professor no contexto do ensino médio, contribuiu para a apreensão do conteúdo programático de reações químicas e balanceamento de equações.