UTILIZAÇÃO DE IMAGENS NO JOGO KAHOOT COMO ESTRATÉGIA FORTALECEDORA DA APRENDIZAGEM DURANTE AS AULAS DE CIÊNCIAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110862 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2791 "inscrito_id" => 10337 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE IMAGENS NO JOGO KAHOOT COMO ESTRATÉGIA FORTALECEDORA DA APRENDIZAGEM DURANTE AS AULAS DE CIÊNCIAS" "resumo" => "As metodologias ativas estão sendo recorrentemente empregadas na sala de aula para gerar um ensino mais interativo e dinâmico. Os aspectos visuais tornam-se importantes aliados das ferramentas digitais, por conseguirem facilitar a compreensão de conceitos. Dessa maneira, esse trabalho objetiva avaliar a eficácia da utilização de imagens através do jogo kahoot na disciplina de ciências. As atividades foram desenvolvidas no Centro Educacional Integrado Professor Eliseu Viana (CEIPEV), durante os meses de março e abril de 2019, no município de Mossoró (RN), com aproximadamente trinta e cinco alunos da turma do sétimo ano. Foram selecionadas imagens sobre o conteúdo de composição química da vida, metabolismo, organização celular, ciclo de vida e inseridas no jogo kahoot. As coletas de dados consistiram em percentuais de acertos e erros, ficha de observação para analisar as atitudes dos alunos durante as intervenções e um questionário com os aspectos não verbais. Ficou evidenciado que os alunos acertaram mais da metade das questões trabalhadas na primeira, segunda e terceira aplicação, apresentaram expressiva participação (100%), interesse (89%), atenção (85%), cooperação (85%) e empenho (82%) durante a resolução dos problemas. Além disso, conseguiram realizar associações dos aspectos visuais, compreendendo o valor didático das imagens. As ferramentas digitais aliadas aos recursos visuais atuaram, eficientemente, no engajamento da turma na resolução de questionamentos de cunho científico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10337_TB2791_08042024164536.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYARA JOICE PAULINO CARVALHO" "autor_nome_curto" => "RAYARA Carvalho" "autor_email" => "rayarajoice@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110862 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2791 "inscrito_id" => 10337 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE IMAGENS NO JOGO KAHOOT COMO ESTRATÉGIA FORTALECEDORA DA APRENDIZAGEM DURANTE AS AULAS DE CIÊNCIAS" "resumo" => "As metodologias ativas estão sendo recorrentemente empregadas na sala de aula para gerar um ensino mais interativo e dinâmico. Os aspectos visuais tornam-se importantes aliados das ferramentas digitais, por conseguirem facilitar a compreensão de conceitos. Dessa maneira, esse trabalho objetiva avaliar a eficácia da utilização de imagens através do jogo kahoot na disciplina de ciências. As atividades foram desenvolvidas no Centro Educacional Integrado Professor Eliseu Viana (CEIPEV), durante os meses de março e abril de 2019, no município de Mossoró (RN), com aproximadamente trinta e cinco alunos da turma do sétimo ano. Foram selecionadas imagens sobre o conteúdo de composição química da vida, metabolismo, organização celular, ciclo de vida e inseridas no jogo kahoot. As coletas de dados consistiram em percentuais de acertos e erros, ficha de observação para analisar as atitudes dos alunos durante as intervenções e um questionário com os aspectos não verbais. Ficou evidenciado que os alunos acertaram mais da metade das questões trabalhadas na primeira, segunda e terceira aplicação, apresentaram expressiva participação (100%), interesse (89%), atenção (85%), cooperação (85%) e empenho (82%) durante a resolução dos problemas. Além disso, conseguiram realizar associações dos aspectos visuais, compreendendo o valor didático das imagens. As ferramentas digitais aliadas aos recursos visuais atuaram, eficientemente, no engajamento da turma na resolução de questionamentos de cunho científico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10337_TB2791_08042024164536.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYARA JOICE PAULINO CARVALHO" "autor_nome_curto" => "RAYARA Carvalho" "autor_email" => "rayarajoice@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }