Motivação e desempenho organizacional são de grande importância para as atividades laborais de todas as empresas sejam elas públicas ou privadas, que buscam junto a seus colaboradores o alcança dos seus objetivos e resultados organizacionais. Não diferente da gestão das empresas privadas, na gestão pública também se busca manter os colaboradores motivados para que possam apresentar um bom desempenho, promovendo seus resultados esperados por todo o grupo em si, a partir do que foi planejado. Esta pesquisa foi um estudo realizado a partir do ensino da Gestão Pública no Curso de Especialização no IFRN Campus Zona Leste, onde este artigo visou entender como se dá a relação entre motivação e desempenho organizacional no ambiente público de uma Unidade Básica de Saúde de Natal/RN. Embasado na Teoria das Necessidades de Abraham Maslow e na Teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg. Também exemplificou e buscou relacionar quais os principais tópicos dessas teorias motivacionais, buscando conhecer seus fatores determinantes e identificar como eles influenciam em uma maior intensidade de esforços no exercício laboral de um serviço de saúde, além de buscar entender quais os fatores que aumentam ou diminuem o grau de satisfação e insatisfação em relação ao trabalho. Utilizou a estratégia metodológica de observação do local em estudo, vindo em síntese com essa pesquisa conhecer as peculiaridades locais e correlacioná-las com às características das teorias elencadas, justificando os resultados organizacionais encontrados.