O ensino de Matemática é frequentemente percebido como desafiador e pouco atrativo pelos estudantes, principalmente devido à abordagem tradicional que se concentra na memorização de fórmulas e procedimentos. No entanto, a aprendizagem significativa, especialmente quando associada a estratégias lúdicas, pode transformar essa percepção, tornando o ensino mais acessível e cativante. É notório que os discentes da Licenciatura em Matemática enfrentam desafios nesse processo, incluindo falta de vivência no cotidiano escolar, adaptação às necessidades dos estudantes e utilização da tecnologia. Nessa perspectiva, é relevante explorar e compreender os fundamentos teóricos da aprendizagem significativa, os empecilhos enfrentados pelos licenciandos durante o processo de desenvolvimento de material didático, investigar as estratégias utilizadas para superá-los, avaliar o impacto da utilização do material didático desenvolvido na compreensão e interesse dos conceitos matemáticos, identificar boas práticas e contribuir para o aprimoramento do ensino, incentivando a criação de recursos educacionais inovadores. Ademais, a metodologia utiliza-se da definição do conteúdo utilizado na produção do material didático observa-se a diversidade de estilos de ensino e aprendizagem presentes na sala de aula, bem como os diferentes níveis de habilidades dos estudantes, adaptamos questões já existentes em níveis fácil, intermediário e avançado, essa adaptação considera não apenas a complexidade linguística, mas também o estilo de cada item e observamos o estilo do item e, a partir dessa análise, produzimos questões relacionadas ao nível específico da turma. Além disso, consideramos a realidade na onde os alunos estão inseridos, buscando contextualizar as questões conforme com as suas vivências e experiências. Tornar a aprendizagem interativa contribui para a promoção de atividades colaborativas que envolvam os alunos de maneira ativa na construção do conhecimento matemático. Consequentemente, obtém-se que os problemas enfrentados no desenvolvimento de material didático e o apontamento de soluções com formação adequada, colaboração, utilização inteligente de recursos.