Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM RELATO DOS LICENCIANDOS DO IFRN - CAMPUS IPANGUAÇU

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114155
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7509
    "inscrito_id" => 16535
    "titulo" => "O PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM RELATO DOS LICENCIANDOS DO IFRN - CAMPUS IPANGUAÇU"
    "resumo" => "Este artigo relata as experiências da trajetória formativa de alunos do curso superior de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - campus Ipanguaçu no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), focalizando a integração entre teoria e prática. Os objetivos desta pesquisa incluem explorar a relevância do PIBID na formação docente, identificar desafios e conquistas enfrentados pelos participantes, e compreender o impacto do programa no cenário educacional e na formação desses estudantes. O arcabouço teórico engloba conceitos de John Dewey (1979), Paulo Freire (2019) e Vygotsky (1984) destacando a importância da prática reflexiva, da colaboração e da compreensão do valor intrínseco do conhecimento. Quanto à metodologia, adotou-se uma revisão bibliográfica e literária, entrevistas semiestruturadas foram conduzidas com participantes ativos do PIBID, e observações participativas foram realizadas em ambientes escolares. A análise documental detalhada de relatórios Institucionais e materiais de formação do PIBID complementou essas abordagens. Em conclusão, este artigo não apenas destaca os benefícios do PIBID na formação de educadores, mas também reconhece os desafios inerentes à implementação de abordagens inovadoras no cenário educacional contemporâneo. O PIBID não é apenas um programa acadêmico; é uma rede interconectada de aprendizado que transcende as barreiras tradicionais, contribuindo para a construção de uma educação mais inclusiva e transformadora."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16535_TB7509_27102024215506.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO EDUARDO DA SILVA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "Eduardo Silva"
    "autor_email" => "eduardo613666@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114155
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7509
    "inscrito_id" => 16535
    "titulo" => "O PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM RELATO DOS LICENCIANDOS DO IFRN - CAMPUS IPANGUAÇU"
    "resumo" => "Este artigo relata as experiências da trajetória formativa de alunos do curso superior de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - campus Ipanguaçu no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), focalizando a integração entre teoria e prática. Os objetivos desta pesquisa incluem explorar a relevância do PIBID na formação docente, identificar desafios e conquistas enfrentados pelos participantes, e compreender o impacto do programa no cenário educacional e na formação desses estudantes. O arcabouço teórico engloba conceitos de John Dewey (1979), Paulo Freire (2019) e Vygotsky (1984) destacando a importância da prática reflexiva, da colaboração e da compreensão do valor intrínseco do conhecimento. Quanto à metodologia, adotou-se uma revisão bibliográfica e literária, entrevistas semiestruturadas foram conduzidas com participantes ativos do PIBID, e observações participativas foram realizadas em ambientes escolares. A análise documental detalhada de relatórios Institucionais e materiais de formação do PIBID complementou essas abordagens. Em conclusão, este artigo não apenas destaca os benefícios do PIBID na formação de educadores, mas também reconhece os desafios inerentes à implementação de abordagens inovadoras no cenário educacional contemporâneo. O PIBID não é apenas um programa acadêmico; é uma rede interconectada de aprendizado que transcende as barreiras tradicionais, contribuindo para a construção de uma educação mais inclusiva e transformadora."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16535_TB7509_27102024215506.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO EDUARDO DA SILVA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "Eduardo Silva"
    "autor_email" => "eduardo613666@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo relata as experiências da trajetória formativa de alunos do curso superior de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - campus Ipanguaçu no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), focalizando a integração entre teoria e prática. Os objetivos desta pesquisa incluem explorar a relevância do PIBID na formação docente, identificar desafios e conquistas enfrentados pelos participantes, e compreender o impacto do programa no cenário educacional e na formação desses estudantes. O arcabouço teórico engloba conceitos de John Dewey (1979), Paulo Freire (2019) e Vygotsky (1984) destacando a importância da prática reflexiva, da colaboração e da compreensão do valor intrínseco do conhecimento. Quanto à metodologia, adotou-se uma revisão bibliográfica e literária, entrevistas semiestruturadas foram conduzidas com participantes ativos do PIBID, e observações participativas foram realizadas em ambientes escolares. A análise documental detalhada de relatórios Institucionais e materiais de formação do PIBID complementou essas abordagens. Em conclusão, este artigo não apenas destaca os benefícios do PIBID na formação de educadores, mas também reconhece os desafios inerentes à implementação de abordagens inovadoras no cenário educacional contemporâneo. O PIBID não é apenas um programa acadêmico; é uma rede interconectada de aprendizado que transcende as barreiras tradicionais, contribuindo para a construção de uma educação mais inclusiva e transformadora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.