O PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM RELATO DOS LICENCIANDOS DO IFRN - CAMPUS IPANGUAÇU
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114155 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7509 "inscrito_id" => 16535 "titulo" => "O PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM RELATO DOS LICENCIANDOS DO IFRN - CAMPUS IPANGUAÇU" "resumo" => "Este artigo relata as experiências da trajetória formativa de alunos do curso superior de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - campus Ipanguaçu no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), focalizando a integração entre teoria e prática. Os objetivos desta pesquisa incluem explorar a relevância do PIBID na formação docente, identificar desafios e conquistas enfrentados pelos participantes, e compreender o impacto do programa no cenário educacional e na formação desses estudantes. O arcabouço teórico engloba conceitos de John Dewey (1979), Paulo Freire (2019) e Vygotsky (1984) destacando a importância da prática reflexiva, da colaboração e da compreensão do valor intrínseco do conhecimento. Quanto à metodologia, adotou-se uma revisão bibliográfica e literária, entrevistas semiestruturadas foram conduzidas com participantes ativos do PIBID, e observações participativas foram realizadas em ambientes escolares. A análise documental detalhada de relatórios Institucionais e materiais de formação do PIBID complementou essas abordagens. Em conclusão, este artigo não apenas destaca os benefícios do PIBID na formação de educadores, mas também reconhece os desafios inerentes à implementação de abordagens inovadoras no cenário educacional contemporâneo. O PIBID não é apenas um programa acadêmico; é uma rede interconectada de aprendizado que transcende as barreiras tradicionais, contribuindo para a construção de uma educação mais inclusiva e transformadora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16535_TB7509_27102024215506.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO EDUARDO DA SILVA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Eduardo Silva" "autor_email" => "eduardo613666@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114155 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7509 "inscrito_id" => 16535 "titulo" => "O PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM RELATO DOS LICENCIANDOS DO IFRN - CAMPUS IPANGUAÇU" "resumo" => "Este artigo relata as experiências da trajetória formativa de alunos do curso superior de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - campus Ipanguaçu no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), focalizando a integração entre teoria e prática. Os objetivos desta pesquisa incluem explorar a relevância do PIBID na formação docente, identificar desafios e conquistas enfrentados pelos participantes, e compreender o impacto do programa no cenário educacional e na formação desses estudantes. O arcabouço teórico engloba conceitos de John Dewey (1979), Paulo Freire (2019) e Vygotsky (1984) destacando a importância da prática reflexiva, da colaboração e da compreensão do valor intrínseco do conhecimento. Quanto à metodologia, adotou-se uma revisão bibliográfica e literária, entrevistas semiestruturadas foram conduzidas com participantes ativos do PIBID, e observações participativas foram realizadas em ambientes escolares. A análise documental detalhada de relatórios Institucionais e materiais de formação do PIBID complementou essas abordagens. Em conclusão, este artigo não apenas destaca os benefícios do PIBID na formação de educadores, mas também reconhece os desafios inerentes à implementação de abordagens inovadoras no cenário educacional contemporâneo. O PIBID não é apenas um programa acadêmico; é uma rede interconectada de aprendizado que transcende as barreiras tradicionais, contribuindo para a construção de uma educação mais inclusiva e transformadora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16535_TB7509_27102024215506.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO EDUARDO DA SILVA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Eduardo Silva" "autor_email" => "eduardo613666@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }