Este artigo relata as experiências da trajetória formativa de alunos do curso superior de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - campus Ipanguaçu no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), focalizando a integração entre teoria e prática. Os objetivos desta pesquisa incluem explorar a relevância do PIBID na formação docente, identificar desafios e conquistas enfrentados pelos participantes, e compreender o impacto do programa no cenário educacional e na formação desses estudantes. O arcabouço teórico engloba conceitos de John Dewey (1979), Paulo Freire (2019) e Vygotsky (1984) destacando a importância da prática reflexiva, da colaboração e da compreensão do valor intrínseco do conhecimento. Quanto à metodologia, adotou-se uma revisão bibliográfica e literária, entrevistas semiestruturadas foram conduzidas com participantes ativos do PIBID, e observações participativas foram realizadas em ambientes escolares. A análise documental detalhada de relatórios Institucionais e materiais de formação do PIBID complementou essas abordagens. Em conclusão, este artigo não apenas destaca os benefícios do PIBID na formação de educadores, mas também reconhece os desafios inerentes à implementação de abordagens inovadoras no cenário educacional contemporâneo. O PIBID não é apenas um programa acadêmico; é uma rede interconectada de aprendizado que transcende as barreiras tradicionais, contribuindo para a construção de uma educação mais inclusiva e transformadora.