Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INSTRUMENTO PADRONIZADO PARA AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA DE INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Ao ingressar nos cursos de ciências exatas e engenharias do ensino superior, a maioria dos estudantes enfrenta dificuldades consideráveis em Matemática. Esse problema tem-se agravado nos últimos anos, acarretando prejuízos sociais para os alunos e institucionais para as universidades. Ações de reforço educacional para os ingressantes são comuns em diversas instituições. Contudo, para garantir a eficácia dessas medidas, é relevante identificar com maior precisão as lacunas nos conteúdos matemáticos para cada grupo universitário local. Este estudo propõe desenvolver um instrumento avaliativo padronizado, aplicável no primeiro ano do ensino superior, com o objetivo de identificar as deficiências dos estudantes em conteúdos da Matemática. A principal metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica exploratória. A revisão da literatura revelou que instrumentos padronizados de avaliação são utilizados desde o início do século XX e continuam sendo aperfeiçoados até os dias atuais. A construção do instrumento avaliativo deste estudo baseia-se em pressupostos da Psicometria e na Teoria da Resposta do Item (TRI). O modelo de George Rasch (1911-1980) é usado para estimar o nível de conhecimento, competência e aptidão dos indivíduos em determinados conteúdos de Matemática, utilizando as características dos itens avaliativos. Este modelo possibilita estimativas quantitativas, tanto dos parâmetros discriminativos do domínio dos conteúdos, quanto das possibilidades de acerto ao acaso de itens com respostas em múltipla escolha. A TRI e o modelo de Rasch são apontados pela literatura como os mais adequados para subsidiar a construção de instrumentos avaliativos em populações heterogêneas. O instrumento desenvolvido poderá auxiliar os professores de matemática e as instituições de ensino, na avaliação, identificação de dificuldades e proposição de soluções de reforço no contexto da sala de aula. Assim, as soluções poderão ser mais assertivas para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais dos cursos superiores em ciências exatas.

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