NARRATIVAS DE FORMAÇÃO CONSTRUIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112338 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4923 "inscrito_id" => 1879 "titulo" => "NARRATIVAS DE FORMAÇÃO CONSTRUIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "O estágio supervisionado representa um espaço proveitoso de iniciação profissional por possibilitar a vivência de situações reais no contexto educacional que serão significativas para a construção e solidificação de conhecimentos necessários ao desempenho profissional. Este estudo tem como objetivo analisar as narrativas de formação construídas no estágio supervisionado que contribuem para a aquisição e mobilização de saberes na formação inicial de professores no Curso de Pedagogia, na visão de supervisores acadêmicos de estágio. O método de pesquisa tem por base a abordagem qualitativa, utilizando como método de investigação a pesquisa bibliográfica e revisão de literatura fundamentado em alguns estudiosos, como JOSSO (2010), PASSEGI (2008), SOUZA (2006), TARDIF (2012), FREIRE (1996), ZABALZA, (2007), PIMENTA E LIMA (2012; 2005), entre outros. Como consideração principal, enfatizamos as principais contribuições dos saberes e das práticas de supervisores acadêmicos no estágio supervisionado, considerando que o estudo proporcionou uma reflexão desse componente curricular no processo formativo de professores. Há um delineamento nas pesquisas estudadas da necessidade de ampliação dos trabalhos que apresentam o papel do professor supervisor e do professor colaborador da escola que recebe o estagiário. Essa observação desperta para a necessidade de que ainda há muito a se dizer a respeito de como esses professores se veem no papel de formador e quais são os sentidos e concepções que esses professores atribuem ao estágio supervisionado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1879_TB4923_27102024191255.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELETRISSANDRA RODRIGUES REIS" "autor_nome_curto" => "Eletrissandra" "autor_email" => "sandra.icapui@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112338 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4923 "inscrito_id" => 1879 "titulo" => "NARRATIVAS DE FORMAÇÃO CONSTRUIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "O estágio supervisionado representa um espaço proveitoso de iniciação profissional por possibilitar a vivência de situações reais no contexto educacional que serão significativas para a construção e solidificação de conhecimentos necessários ao desempenho profissional. Este estudo tem como objetivo analisar as narrativas de formação construídas no estágio supervisionado que contribuem para a aquisição e mobilização de saberes na formação inicial de professores no Curso de Pedagogia, na visão de supervisores acadêmicos de estágio. O método de pesquisa tem por base a abordagem qualitativa, utilizando como método de investigação a pesquisa bibliográfica e revisão de literatura fundamentado em alguns estudiosos, como JOSSO (2010), PASSEGI (2008), SOUZA (2006), TARDIF (2012), FREIRE (1996), ZABALZA, (2007), PIMENTA E LIMA (2012; 2005), entre outros. Como consideração principal, enfatizamos as principais contribuições dos saberes e das práticas de supervisores acadêmicos no estágio supervisionado, considerando que o estudo proporcionou uma reflexão desse componente curricular no processo formativo de professores. Há um delineamento nas pesquisas estudadas da necessidade de ampliação dos trabalhos que apresentam o papel do professor supervisor e do professor colaborador da escola que recebe o estagiário. Essa observação desperta para a necessidade de que ainda há muito a se dizer a respeito de como esses professores se veem no papel de formador e quais são os sentidos e concepções que esses professores atribuem ao estágio supervisionado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1879_TB4923_27102024191255.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELETRISSANDRA RODRIGUES REIS" "autor_nome_curto" => "Eletrissandra" "autor_email" => "sandra.icapui@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }