A educação no ensino superior tem se mostrado complexo, entretanto que precisa ser olhada. Neste sentido, o presente trabalho surge a partir de uma disciplina optativa de Docência no Ensino Superior nas aulas do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Cientifica e Formação de Professores. Por tanto, para as orientações teórico-metodológicas autores como a Melo (2018), Santos, Almeida Filho (2008), Torres, Almeida (2013) nos fazem compreender e refletir sobre a Universidade e a Docência no Ensino Superior, que ainda é muito instrumentalizada, isto se torna ainda mais evidente nas licenciaturas das áreas de Ciências/Química. Além disso, Cunha, Brito e Cicillini (2006) refletem sobre esta passagem de aluno para professor do Ensino Superior e como elas ocorrem. Reis, Cecílio (2014) apontam os problemas e circunstâncias que envolvem o campo de atuação. Porém, há programas de Formação docente, como a Residência Pedagógica (RP) que objetiva o trabalho em parceria entre professor universitário, da rede básica e bolsistas. Para entender o RP autores como Faria e Diniz-Pereira (2019); Santos e Gonçalves (2016), Capes (2018), Silva e Cruz (2018) serão utilizados. Diante deste panorama, os objetivos são refletir de que maneira os professores universitários de Ciências/Química podem reciclar da sua formação? E refletir como programas de formação docente, a exemplo da Residência Pedagógica podem contribuir para esta reciclagem? Para isso, a metodologia deste trabalho baseia-se em uma pesquisa qualitativa, amparada nas orientações de Bogdan e Biklen (1994) a partir do levantamento bibliográfico nos periódicos da capes e no google acadêmico, por tanto, um estudo teórico. Por meio deste pretende-se gerar reflexões e fomentar as discussões para que mais trabalhos sobre o tema venham surgir.