Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FÓRUM PERMANENTE DE EXTENSÃO CULTURA E CIDADANIA DA UFRPE (FORPEXC)

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113943
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7228
    "inscrito_id" => 2039
    "titulo" => "FÓRUM PERMANENTE DE EXTENSÃO CULTURA E CIDADANIA DA UFRPE (FORPEXC)"
    "resumo" => "O Fórum Permanente de Extensão, Cultura e Cidadania (FORPExC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) é um espaço onde a política de extensão pode ser coletivamente refletida e elaborada, de forma democrática com todos/as que compõem a comunidade acadêmica e também com a participação de representantes da sociedade. Como um dos mecanismos utilizados para atingir seus objetivos, promove eventos anuais que permitem o intercâmbio de experiências para ampliar e democratizar as políticas acadêmicas de extensão universitária. Este trabalho tem como objetivo sistematizar o histórico do FORPExC, suas contribuições no ambiente institucional da UFRPE e as potencialidades de atuação na relação entre a sociedade geral e a universidade. Nos embasamos teoricamente na Política Nacional de Extensão Universitária (2012) e nos princípios dialógicos defendidos nos estudos realizados por Paulo Freire (1968). A UFRPE passa pelo processo de regulamentação da curricularização da extensão desde 2020 e com o II Encontro do FORPExC acontece a continuação desses debates, trazendo foco para as perspectivas da sociedade civil com a qual nos relacionamos. Durante o evento realizou-se um momento dedicado à reflexão sobre o papel do Fórum para a proposição e acompanhamento de políticas de extensão, e, do ponto de vista metodológico, contou com exposição de trabalhos e mesas redondas para socializar diferentes experiências de extensão desenvolvidas na UFRPE. Além disso, também obteve a participação de discentes da universidade como monitoras e apresentou o resultado da consulta realizada para a escolha dos representantes da sua segunda Coordenação Geral. Identificamos que ainda existem muitas dificuldades em engajar a comunidade acadêmica nesses debates e em consolidar o espaço do FORPExC como agente facilitador de diálogos. No entanto, sua atuação representa um importante passo rumo à uma universidade mais inclusiva e democrática, pois possibilita sua modificação e a superação de estigmas presentes desde a sua origem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID2039_TB7228_10062024215215.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAUANE XAVIER DE LIRA"
    "autor_nome_curto" => "@lauane.xavier"
    "autor_email" => "lauane.xavier@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113943
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7228
    "inscrito_id" => 2039
    "titulo" => "FÓRUM PERMANENTE DE EXTENSÃO CULTURA E CIDADANIA DA UFRPE (FORPEXC)"
    "resumo" => "O Fórum Permanente de Extensão, Cultura e Cidadania (FORPExC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) é um espaço onde a política de extensão pode ser coletivamente refletida e elaborada, de forma democrática com todos/as que compõem a comunidade acadêmica e também com a participação de representantes da sociedade. Como um dos mecanismos utilizados para atingir seus objetivos, promove eventos anuais que permitem o intercâmbio de experiências para ampliar e democratizar as políticas acadêmicas de extensão universitária. Este trabalho tem como objetivo sistematizar o histórico do FORPExC, suas contribuições no ambiente institucional da UFRPE e as potencialidades de atuação na relação entre a sociedade geral e a universidade. Nos embasamos teoricamente na Política Nacional de Extensão Universitária (2012) e nos princípios dialógicos defendidos nos estudos realizados por Paulo Freire (1968). A UFRPE passa pelo processo de regulamentação da curricularização da extensão desde 2020 e com o II Encontro do FORPExC acontece a continuação desses debates, trazendo foco para as perspectivas da sociedade civil com a qual nos relacionamos. Durante o evento realizou-se um momento dedicado à reflexão sobre o papel do Fórum para a proposição e acompanhamento de políticas de extensão, e, do ponto de vista metodológico, contou com exposição de trabalhos e mesas redondas para socializar diferentes experiências de extensão desenvolvidas na UFRPE. Além disso, também obteve a participação de discentes da universidade como monitoras e apresentou o resultado da consulta realizada para a escolha dos representantes da sua segunda Coordenação Geral. Identificamos que ainda existem muitas dificuldades em engajar a comunidade acadêmica nesses debates e em consolidar o espaço do FORPExC como agente facilitador de diálogos. No entanto, sua atuação representa um importante passo rumo à uma universidade mais inclusiva e democrática, pois possibilita sua modificação e a superação de estigmas presentes desde a sua origem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID2039_TB7228_10062024215215.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAUANE XAVIER DE LIRA"
    "autor_nome_curto" => "@lauane.xavier"
    "autor_email" => "lauane.xavier@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Fórum Permanente de Extensão, Cultura e Cidadania (FORPExC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) é um espaço onde a política de extensão pode ser coletivamente refletida e elaborada, de forma democrática com todos/as que compõem a comunidade acadêmica e também com a participação de representantes da sociedade. Como um dos mecanismos utilizados para atingir seus objetivos, promove eventos anuais que permitem o intercâmbio de experiências para ampliar e democratizar as políticas acadêmicas de extensão universitária. Este trabalho tem como objetivo sistematizar o histórico do FORPExC, suas contribuições no ambiente institucional da UFRPE e as potencialidades de atuação na relação entre a sociedade geral e a universidade. Nos embasamos teoricamente na Política Nacional de Extensão Universitária (2012) e nos princípios dialógicos defendidos nos estudos realizados por Paulo Freire (1968). A UFRPE passa pelo processo de regulamentação da curricularização da extensão desde 2020 e com o II Encontro do FORPExC acontece a continuação desses debates, trazendo foco para as perspectivas da sociedade civil com a qual nos relacionamos. Durante o evento realizou-se um momento dedicado à reflexão sobre o papel do Fórum para a proposição e acompanhamento de políticas de extensão, e, do ponto de vista metodológico, contou com exposição de trabalhos e mesas redondas para socializar diferentes experiências de extensão desenvolvidas na UFRPE. Além disso, também obteve a participação de discentes da universidade como monitoras e apresentou o resultado da consulta realizada para a escolha dos representantes da sua segunda Coordenação Geral. Identificamos que ainda existem muitas dificuldades em engajar a comunidade acadêmica nesses debates e em consolidar o espaço do FORPExC como agente facilitador de diálogos. No entanto, sua atuação representa um importante passo rumo à uma universidade mais inclusiva e democrática, pois possibilita sua modificação e a superação de estigmas presentes desde a sua origem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.