SEMEANDO SUSTENTABILIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PARTICIPAÇÃO EM PROJETO SOCIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL REALIZADO NO CENTRO-SUL CEARENSE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112895 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5710 "inscrito_id" => 11311 "titulo" => "SEMEANDO SUSTENTABILIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PARTICIPAÇÃO EM PROJETO SOCIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL REALIZADO NO CENTRO-SUL CEARENSE" "resumo" => "O planeta Terra vivencia processos acelerados de degradação e de transformação de suas condições climáticas motivados pelo uso abusivo dos seus recursos naturais bem como a ampliação de formas diversas de poluição artificial. Neste contexto, a educação ambiental - processo que busca sensibilizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente através de um uso racional e sustentável - apresenta-se como uma ferramenta de grande importância. Desta forma, o trabalho tem como objetivo geral analisar de forma crítica a experiência de participação em projeto social de educação ambiental. Metodologicamente, utilizou-se a observação participante, de caráter qualitativo, na qual os pesquisadores não apenas observaram, como também interagiram e participaram das atividades. As principais etapas da pesquisa de campo foram: a) realização de visita ao bairro, com o intuito de conhecer a população e instigá-los a participar das ações do projeto; b) elaboração de uma palestra sobre aspectos gerais da Educação Ambiental; c) realização de uma coleta seletiva pelos moradores locais na sua comunidade; d) realização de oficina de confecção de brinquedos e demais objetos artesanais utilizando materiais recicláveis. A pesquisa traz como principais resultados: 1) o projeto evidenciou eficácia no engajamento de público de diversa idades, atingindo crianças, adolescentes e adultos; 2) a realização de ações por parte dos moradores locais potencializou o protagonismo desses sujeitos nos processos de ensino-aprendizagem; 3) as discussões em tornodos problemas socioeconômicos e ambientais locais, bem como às atividades de campo, estimularam o sentimento de pertencimento à comunidade local. Desta forma, analisa-se que o desenvolvimento de projeto social de educação ambiental tendo a população local como atores de destaque é uma importante metodologia educacional visando a promoção de práticas sustentáveis." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11311_TB5710_26102024220921.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA SOUZA ALVES" "autor_nome_curto" => "Bianca Souza Al" "autor_email" => "biancasouza201918@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112895 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5710 "inscrito_id" => 11311 "titulo" => "SEMEANDO SUSTENTABILIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PARTICIPAÇÃO EM PROJETO SOCIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL REALIZADO NO CENTRO-SUL CEARENSE" "resumo" => "O planeta Terra vivencia processos acelerados de degradação e de transformação de suas condições climáticas motivados pelo uso abusivo dos seus recursos naturais bem como a ampliação de formas diversas de poluição artificial. Neste contexto, a educação ambiental - processo que busca sensibilizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente através de um uso racional e sustentável - apresenta-se como uma ferramenta de grande importância. Desta forma, o trabalho tem como objetivo geral analisar de forma crítica a experiência de participação em projeto social de educação ambiental. Metodologicamente, utilizou-se a observação participante, de caráter qualitativo, na qual os pesquisadores não apenas observaram, como também interagiram e participaram das atividades. As principais etapas da pesquisa de campo foram: a) realização de visita ao bairro, com o intuito de conhecer a população e instigá-los a participar das ações do projeto; b) elaboração de uma palestra sobre aspectos gerais da Educação Ambiental; c) realização de uma coleta seletiva pelos moradores locais na sua comunidade; d) realização de oficina de confecção de brinquedos e demais objetos artesanais utilizando materiais recicláveis. A pesquisa traz como principais resultados: 1) o projeto evidenciou eficácia no engajamento de público de diversa idades, atingindo crianças, adolescentes e adultos; 2) a realização de ações por parte dos moradores locais potencializou o protagonismo desses sujeitos nos processos de ensino-aprendizagem; 3) as discussões em tornodos problemas socioeconômicos e ambientais locais, bem como às atividades de campo, estimularam o sentimento de pertencimento à comunidade local. Desta forma, analisa-se que o desenvolvimento de projeto social de educação ambiental tendo a população local como atores de destaque é uma importante metodologia educacional visando a promoção de práticas sustentáveis." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11311_TB5710_26102024220921.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA SOUZA ALVES" "autor_nome_curto" => "Bianca Souza Al" "autor_email" => "biancasouza201918@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }