PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109501 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 886 "inscrito_id" => 6488 "titulo" => "PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS" "resumo" => "A abordagem do Conhecimento Científico (CC) em sala de aula configura-se como fator preponderante para a aquisição de competências e habilidades necessárias à formação dos alunos enquanto sujeitos capazes de participar de forma crítica e ativa nas diversas questões da sociedade. Nesse contexto, os Objetos de Aprendizagem (OA) apresentam-se como subsídios metodológicos capazes de fomentar a assimilação de conhecimentos científicos importantes para a formação holística dos alunos. Partindo dessa perspectiva, este trabalho teve como objetivo traçar um panorama dos OA utilizados como recursos metodológicos durante o processo de ensino e aprendizagem do CC na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). No que se refere aos seus aspectos metodológicos, a pesquisa situa-se no campo de uma abordagem qualitativa, assumindo os pressupostos de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). A mesma se deu com base nos trabalhos presentes no portal de periódicos da CAPES publicados no período de 2019 a 2024, a fim de identificar os OA utilizados em cada estudo e seus respectivos contextos de utilização. Os trabalhos foram encontrados a partir da utilização dos seguintes termos de busca: “conhecimento científico”, “objetos de aprendizagem”, “ensino de química”, “ensino de física” e “ensino de biologia”. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram considerados um total de 16 artigos para integrar o corpus de análise da pesquisa. Os resultados evidenciaram diversas considerações sobre o potencial dinâmico e interativo dos OA, bem como, sobre a sua capacidade de desenvolver nos alunos a motivação necessária para o aprendizado de conceitos inerentes às disciplinas da área de CNT. Assim, observou-se que a utilização de OA durante o processo de ensino e aprendizagem na área de CNT reforça a lógica de uma prática que valorize o papel do CC para formação de sujeitos conscientes do seu papel na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6488_TB886_29022024155156.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TASSO EDSON FREIRE DIÓGENES" "autor_nome_curto" => "TASSO" "autor_email" => "tasso20231003391@alu.uern.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109501 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 886 "inscrito_id" => 6488 "titulo" => "PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS" "resumo" => "A abordagem do Conhecimento Científico (CC) em sala de aula configura-se como fator preponderante para a aquisição de competências e habilidades necessárias à formação dos alunos enquanto sujeitos capazes de participar de forma crítica e ativa nas diversas questões da sociedade. Nesse contexto, os Objetos de Aprendizagem (OA) apresentam-se como subsídios metodológicos capazes de fomentar a assimilação de conhecimentos científicos importantes para a formação holística dos alunos. Partindo dessa perspectiva, este trabalho teve como objetivo traçar um panorama dos OA utilizados como recursos metodológicos durante o processo de ensino e aprendizagem do CC na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). No que se refere aos seus aspectos metodológicos, a pesquisa situa-se no campo de uma abordagem qualitativa, assumindo os pressupostos de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). A mesma se deu com base nos trabalhos presentes no portal de periódicos da CAPES publicados no período de 2019 a 2024, a fim de identificar os OA utilizados em cada estudo e seus respectivos contextos de utilização. Os trabalhos foram encontrados a partir da utilização dos seguintes termos de busca: “conhecimento científico”, “objetos de aprendizagem”, “ensino de química”, “ensino de física” e “ensino de biologia”. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram considerados um total de 16 artigos para integrar o corpus de análise da pesquisa. Os resultados evidenciaram diversas considerações sobre o potencial dinâmico e interativo dos OA, bem como, sobre a sua capacidade de desenvolver nos alunos a motivação necessária para o aprendizado de conceitos inerentes às disciplinas da área de CNT. Assim, observou-se que a utilização de OA durante o processo de ensino e aprendizagem na área de CNT reforça a lógica de uma prática que valorize o papel do CC para formação de sujeitos conscientes do seu papel na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6488_TB886_29022024155156.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TASSO EDSON FREIRE DIÓGENES" "autor_nome_curto" => "TASSO" "autor_email" => "tasso20231003391@alu.uern.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }