MULTILETRAMENTO E O ENSINO: UMA PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA NO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113798 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7029 "inscrito_id" => 1749 "titulo" => "MULTILETRAMENTO E O ENSINO: UMA PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA NO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA." "resumo" => "Nas reuniões pedagógicas, atualmente, há uma discussão pertinente sobre o ensino de língua portuguesa numa perspectiva multicultural. Percebe-se que um dos maiores desafios da pedagogia é organizar instrumentos didáticos que proporcione suporte ao professor de Língua Portuguesa a desenvolver um trabalho que favoreça o ensino, tendo em vista que as tecnologias digitais estão constantemente evoluindo. Perante essa complexidade, e para entender melhor essa multiplicidade de textos e hipertextos que fazem parte do dia a dia na escola, este trabalho tem como propósito expor um estudo sobre os multiletramentos e o ensino de Língua Portuguesa na contemporaneidade. Diante da atual conjuntura social, é necessário e urgente repensar as estratégias educacionais para incorporar a diversidade cultural e a multiplicidade semiótica. Isso envolve reconhecer e valorizar as diferentes formas de expressão dos alunos, integrando práticas pedagógicas que explorem e promovam a fluência em diversas linguagens e mídias, uma vez que, a integração da tecnologia no ambiente de aprendizado é essencial. Nesse sentido, o referencial teórico pauta-se nos seguintes autores: Magda Soares (2019); Roxane Rojo e Eduardo Moura (2012); José Manuel Moran (2009); a Base Nacional Comum Curricular, entre outros que abordam essa temática, procurando refletir sobre como as novas tecnologias podem influenciar nossa prática institucional de ensinar e aprender no século XXI. Conclui-se que a pedagogia do multiletramento só tem a contribuir para o protagonismo do educando, haja vista que, ao adotar uma abordagem de multiletramentos, os educadores buscam criar experiências de aprendizado significativas e relevantes que preparem os alunos para serem participantes ativos e responsáveis na sociedade contemporânea. Isso envolve integrar o uso de tecnologia e mídia digital de forma produtiva e ética no currículo, oferecendo oportunidades para os alunos desenvolverem uma gama diversificada de habilidades de comunicação e expressão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1749_TB7029_10062024193743.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMERSON NUNES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "EMERSON NUNES." "autor_email" => "nunespedagogo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113798 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7029 "inscrito_id" => 1749 "titulo" => "MULTILETRAMENTO E O ENSINO: UMA PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA NO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA." "resumo" => "Nas reuniões pedagógicas, atualmente, há uma discussão pertinente sobre o ensino de língua portuguesa numa perspectiva multicultural. Percebe-se que um dos maiores desafios da pedagogia é organizar instrumentos didáticos que proporcione suporte ao professor de Língua Portuguesa a desenvolver um trabalho que favoreça o ensino, tendo em vista que as tecnologias digitais estão constantemente evoluindo. Perante essa complexidade, e para entender melhor essa multiplicidade de textos e hipertextos que fazem parte do dia a dia na escola, este trabalho tem como propósito expor um estudo sobre os multiletramentos e o ensino de Língua Portuguesa na contemporaneidade. Diante da atual conjuntura social, é necessário e urgente repensar as estratégias educacionais para incorporar a diversidade cultural e a multiplicidade semiótica. Isso envolve reconhecer e valorizar as diferentes formas de expressão dos alunos, integrando práticas pedagógicas que explorem e promovam a fluência em diversas linguagens e mídias, uma vez que, a integração da tecnologia no ambiente de aprendizado é essencial. Nesse sentido, o referencial teórico pauta-se nos seguintes autores: Magda Soares (2019); Roxane Rojo e Eduardo Moura (2012); José Manuel Moran (2009); a Base Nacional Comum Curricular, entre outros que abordam essa temática, procurando refletir sobre como as novas tecnologias podem influenciar nossa prática institucional de ensinar e aprender no século XXI. Conclui-se que a pedagogia do multiletramento só tem a contribuir para o protagonismo do educando, haja vista que, ao adotar uma abordagem de multiletramentos, os educadores buscam criar experiências de aprendizado significativas e relevantes que preparem os alunos para serem participantes ativos e responsáveis na sociedade contemporânea. Isso envolve integrar o uso de tecnologia e mídia digital de forma produtiva e ética no currículo, oferecendo oportunidades para os alunos desenvolverem uma gama diversificada de habilidades de comunicação e expressão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1749_TB7029_10062024193743.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMERSON NUNES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "EMERSON NUNES." "autor_email" => "nunespedagogo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }