Os jogos se apresentam como uma ferramenta inovadora e envolvente para tornar o ensino mais fácil, atraente e interessante para os alunos, uma vez que, a falta de motivação e as dificuldade na apreensão dos conhecimentos na área das ciências exatas se coloque como uma das principais razões para o desinteresse dos alunos. Aulas focadas na memorização, repetição e uso de listas de exercícios, muitas vezes, adotada pela maioria dos docentes desestimulam o interesse pela Química enquanto ciência escolar. Este artigo tem como objetivo discutir a importância dos jogos educativos desenvolvidos para as aulas da disciplina de Química como instrumento facilitador da aprendizagem. A utilização dos jogos e atividades lúdicas utilizadas como metodologia de ensino propõe um avanço na preparação e apresentação dos conteúdos, bem como, uma melhor fixação dos conceitos basilares iniciais para as aprendizagens em Química. Uma outra vantagem a ser elencada consiste na utilização de materiais simples e fácil acesso, o que contribui com a sociedade, ao reciclar e reutilizar o que, possivelmente, seria descartado. Esse trabalho se constitui como uma revisão da literatura sobre conceitos de jogos e ludicidade e a importância de sua utilização como instrumento de ensino na perspectiva da dinamização e melhor apreensão dos conhecimentos como metodologia dentro do curso de formação de professores em Licenciatura em Química.